Nossos cabelos estão em formação e renovação diária. Enquanto uns crescem, outros caem, e para que haja um ciclo capilar saudável, precisamos consumir quantidades adequadas de vitaminas, proteínas e minerais.
Algumas condições podem gerar inadequação de nutrientes ao organismo, como pós cirurgia bariátrica, dietas muito restritivas e doenças gastrointestinais disabsortivas. Nesses casos, a suplementação pode gerar um aporte melhor de vitaminas e minerais para a formação adequada dos cabelos, além do melhor funcionamento de diversas funções metabólicas corporais. Vale lembrar, que o consumo de vitaminas e minerais deve ser direcionado de acordo com sinais, sintomas e deficiências observadas em exames laboratoriais solicitados e analisados por seu médico dermatologista.
O consumo indiscriminado e excessivo de vitaminas e minerais pode não só não resolver a queda capilar, como pode inclusive desencadeá-la. Isso mesmo! Algumas vitaminas e minerais, quando em excesso, podem desencadear uma queda capilar acima da queda normal diária que todos temos.
Vitaminas do complexo B, vitamina D, C, E e ferro estão cientificamente comprovados como nutrientes importantes relacionados à formação dos cabelos e ao adequado funcionamento do ciclo capilar. Porém, nem todas as quedas capilares estão diretamente relacionadas à deficiências nutricionais; não sendo necessária reposição ou suplementação de vitaminas ou minerais no tratamento da todas as perdas capilares.
Consulte sempre o seu dermatologista, ele é o médico habilitado para diagnosticar e tratar corretamente todas as causas de quedas capilares