(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

SBDRJ prestigia posse da primeira mulher presidente da ANM

O presidente da SBDRJ, Dr. Antonio D´Acri, prestigiou na noite do dia 7 de março a posse da Dra. Eliete Bouskela. Em 194 anos, ela é a primeira mulher a se tornar presidente da Academia Nacional de Medicina.

– Foi uma noite memorável e histórica. A posse da Dra. Eliete nos mostra que a força da mulher continua em ascenção e as mulheres estão conquistando cada vez mais espaços de destaque porque são competentes e podem estar onde elas quiserem – destacou Dr. Antonio D´Acri. 

Durante discurso, Dra. Eliete confessou o nervosismo.

– [O coração] tá meio acelerado porque eu estou um pouco nervosa, eu acho. Eu nunca pensei que eu ia chegar aqui. Nunca. Uma mulher que lutou muito e não abriu mão do que eu gostaria de ser. Então, eu sou mãe, sou avó, sou médica, sou professora universitária e cheguei aqui.

Durante a posse, ao receber a medalha, Dra. Eliete foi aplaudida de pé. Autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, estiveram na cerimônia. Também não faltou o carinho dos colegas de profissão, ex-alunos e da família.

Dra. Eliete Bouskela é médica especialista em fisiologia cardiovascular e pesquisa clínica, diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e membro das academias brasileiras de Ciências, Europeia de Ciência e Artes e de Medicina da França.