A presidente eleita da SBDRJ para o biênio 2025/2026, Dra. Regina Schechtman, esteve presente na noite desta quinta-feira (28) no lançamento da campanha Dezembro Laranja, da SBD, no Jockey Club Brasileiro, representando a diretoria da Regional.
Em 2024, ao completar 11 anos, a campanha traz a mensagem: “Proteger a pele é proteger a saúde”. E convida o público a refletir sobre o autocuidado e busca gerar uma verdadeira “Invasão Laranja” no Brasil, envolvendo a sociedade em um movimento de conscientização. No Rio, a coordenação local está a cargo da Dra. Regina Schechtman.
• Vivemos em um país tropical em que a cultura da praia está muito presente entre nós. O sol brilha o ano inteiro e temos que ter ele como nosso amigo e aliado e não como um mal associado ao câncer de pele. Por isso, a importância de conscientizar a população. E o Dezembro Laranja é uma grande oportunidade para falarmos com o público em geral.
Esta quinta-feira (28) foi o dia mais quente do ano no Rio de Janeiro. Os termômetros, segundo a prefeitura, marcaram 43,2°C, às 12h45, na estação meteorológica de Guaratiba, na Zona Oeste. O verão – que começa no dia 21 de dezembro, promete temperaturas altas e a alta estação convida as pessoas a se expor ao sol. E o papel da SBDRJ é orientar sobre essa exposição, orienta Dra. Regina.
• É possível pegar sol sem pôr a pele em risco. Ao se expor ao sol, devemos usar o filtro solar 30 minutos antes, e alguma barreira física, que pode ser um chapéu com abas largas que cubram rosto, orelha e couro cabeludo, e também devemos usar óculos com lente UV, que vai proteger os olhos e a pálpebra, também uma área que favorece o surgimento do câncer de pele. Lembrando sempre que a exposição ao sol das 10h às 16h deve ser evitada.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.
