Seja bem-vindo(a)! 🙂
Que bom ter você aqui. A nossa revista Rio Dermatológico chega ao número 64 com diversos assuntos do mundo dermatológico.
Aproveite!
Vacinação para pacientes em tratamento com imunossupressores
“A vacinação de pessoas imunossuprimidas (ou imunodeprimidas) é um desafio. Primeiro, quando a gente fala de doença infecciosa, que é o que queremos prevenir, essa pessoa imunossuprimida é de alto risco para as infecções. Por outro lado, são as pessoas que menos respondem às vacinas pela sua própria condição”. Clique e assista ao vídeo com a Dra. Isabella Ballalai, diretora da SBIm.
DESTAQUE
A importância do Ato Médico
Como os dermatologistas podem atuar no combate aos procedimentos feitos por não-médicos? Para te entregar a resposta completa, fomos à fonte e conversamos com Alberthy Ogliari, especialista em Direito Médico e Assessor Jurídico da SBD.
Entrevista
Skincare seguro para crianças
É cada vez mais comum que pacientes pediátricos solicitem a prescrição de uma rotina de skincare, muitas vezes já nos trazendo os nomes ou até os frascos dos produtos que desejam usar. Essa mudança na relação das crianças com produtos cosméticos vem sendo motivo de preocupação para dermatologistas e pediatras.
ARTIGO
Como as alterações na tabela da CBHPM impactam a dermatologia?
Para compreender e trabalhar as atualizações realizadas na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), a SBD criou um núcleo que tem como missão melhorar os portes dos procedimentos e a descrição dos códigos, que por vezes se mostram inadequados para os dias atuais. Veja a matéria com a Dra. Rosana Lazzarini.
Avanços no tratamento do melanoma
O que há de mais atual quando o assunto é melanoma – da ferramenta de avaliação e hierarquia de lesões à última fase de testes da vacina personalizada contra a doença.
O papel do dermatologista junto ao paciente transgênero
Para que você saiba como atender e auxiliar o paciente transgênero em sua jornada, conversamos com o Dr. Felipe Aguinaga, Coordenador do Ambulatório de Diversidade de Gênero do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Vamos falar sobre burnout e autocuidado em nosso dia a dia?
Os médicos também adoecem. E, se as causas não forem identificadas a tempo, além de sua saúde, o cuidado dispensado aos seus pacientes também pode ser afetado negativamente. Por isso, vamos falar sobre burnout e autocuidado, temas essenciais na vida de todo profissional que se dedica a cuidar de outras pessoas.
