Não basta só colorir, destacar, esconder e ressaltar a beleza, a maquiagem também se torna uma aliada quando o assunto é proteger a pele dos malefícios do sol. Na busca pela praticidade, os produtos de beleza com proteção solar vêm conquistando a preferência das mulheres.
A dermatologista Bruna Felix Bravo, coordenadora do departamento de Cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, explica que usando a base com proteção solar durante o dia, é possível associar uma proteção contra os raios ultravioleta. E, geralmente, a proteção inserida nesses produtos é responsabilizada pelos filtros inorgânicos ou filtros físicos, que refletem a radiação.
Os filtros físicos e inorgânicos, normalmente, têm a vantagem também de maior durabilidade, segundo a dermatologista. Ela aponta que esse tipo de filtro é mais esbranquiçado, porém é camuflado com a pigmentação da maquiagem. Já o filtro químico ou orgânico, que também tem grande proteção quando associado ao filtro físico, não recebe pigmentação e, geralmente, é encontrado nos filtro solares comuns.
“Quando é aumentado o fator de proteção solar, você tem a associação do filtro físico, porém existem diversas variações devido aos diversos tipos de filtro para peles diferentes. A proteção da maquiagem poderá ser suficiente dependendo do fator que tiver, como os fatores 20 e 30, que são ideais para o dia a dia, mas apenas em ambientes fechados”, salienta Bruna, que orienta reaplicar o produto quando estiver perdendo a pigmentação.
Bruna explica, ainda, que não há muita diferença entre protetores com pigmento e maquiagens com proteção solar, porém o foco de cada produto é diferente. “O protetor solar é a proteção que geralmente tem o fator de proteção mais alto, tem menos disponibilidade para todos os tons de pele, não tem muita associação de hidratante em relação à cosmética. Já a maquiagem é o contrário, é mais voltada para a cosmética, apresentando mais perfume e toques mais agradáveis e sua disponibilidade de tons é muito maior, já o fator de proteção costuma ser mais baixo”, frisa.
Só a maquiagem não é ideal para a exposição em excesso ao sol, por isso, o maquiador Thiago Kmargo, orienta que para dias ensolarados, uma camada do protetor pode ser aplicada antes. Já quando a base não tiver proteção solar, ele indica misturar o protetor com a base, se não quiser aplicar em camadas separadas. Thiago comenta que é possível notar a textura mais cremosa e densa nos produtos com o filtro na composição.
Para a esteticista Mônica Santos, o uso do protetor solar é fundamental para evitar o crescimento de manchas de melasmas na face, por isso, ela não abre mão de ter a maioria de suas maquiagens com proteção solar. “A maquiagem com o filtro traz muito mais praticidade para o dia a dia. Comecei a usar protetor solar e produtos com essa proteção mais tarde e tenho muito arrependimento de não ter feito isso antes. Agora, fico também ‘no pé’ da minha filha quanto a esses cuidados”, diz Mônica.