PRA QUEM AINDA NÃO CONTOU NOS DEDOS, FALTAM APENAS TRÊS REUNIÕES MENSAIS EM 2024. ESTE ANO ESTÁ SENDO MAIS UM PERÍODO DE SUCESSO E APRENDIZAGEM, e, desde já, a direção da SBDRJ agradece aos associados, serviços credenciados, residentes e patrocinadores por mais esse ciclo.
A REUNIÃO MENSAL DE SETEMBRO, NESTA QUARTA-FEIRA (25), contou com 341 associados inscritos e um bom público no auditório do Hotel Prodigy Santos Dumont, que fica localizado no Bossa Nova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont.
PALESTRA PRINCIPAL
“ATUALIZAÇÃO TERAPÊUTICA NA ALOPECIA AREATA”. Esse foi o tema da Palestra Principal, que contou com a participação do Dr. Celso Sodré, da Dra. Bruna Duque e do Dr. Rodrigo Pimez, que destacou a importância do dermatologista entender que o impacto da alopecia areata no paciente não se limita apenas ao cabelo.
– JÁ SE SABE QUE ESSA DOENÇA PROVOCA AUMENTO DOS ÍNDICES DE ANSIEDADE, DE DEPRESSÃO. E, infelizmente, até a taxa de suicídio é maior em pacientes com alopecia areata. A BOA NOTÍCIA É QUE vivemos uma era em que o tratamento da doença passa por uma verdadeira revolução. Temos novas classes de medicamentos, que são os inibidores da JAK, que podem ser utilizados em diversos casos, com perfil de segurança e eficácia. O DERMATOLOGISTA precisa tratar o paciente não apenas pensando no lado da dermatologia, mas também levando em consideração o lado psicológico.
NA AVALIAÇÃO DO DR. RODRIGO PIMEZ, pelo impacto que a doença tem na autoestima dos pacientes, até na hora de classificar a gravidade da alopecia areata, é preciso atenção ao fator psicológico.
– ÀS VEZES, UM PACIENTE QUE TEM UMA PERDA de cabelo não tão extensa pode ter um impacto psicólogo significativo. Por exemplo, um adolescente que está numa fase mais sensível, com uma perda de 40%, mas altamente visível, pode sofrer muito mais do que outro paciente de outra idade. Então na hora de avaliar a gravidade da alopecia areata, é preciso levar em consideração a extensão da perda do cabelo mais o impacto emocional, se o paciente já respondeu ou não a algum tratamento, a velocidade de progressão da doença, se está atingindo pelos faciais ou não, então realmente é uma doença complexa e o dermatologista tem que saber gerenciar isso.
CASO VENCEDOR
12 ESTUDOS DE CASOS FORAM APRESENTADOS na RM, e o vencedor foi “Dermatite Actínica Crônica Um Olhar Aprofundado”, do HCE, apresentado por Danilo Luis Boechat Marins, Emanuelle Melo Corrêa de Oliveira, Viviane Tortelli, Igor Brum Cursi, Daniel Lago Obadia e Kleiser Aparecida Pereira Mendes.
INFORMES ASSOCIATIVOS
CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFF. O aviso foi dado em mais uma RM pelo professor Flávio Luz, ex-presidente da SBDRJ. Trata-se de vaga para Professor Substituto e para se inscrever será necessário ter R.Q.E. e mestrado. Outras informações por meio do email atendimento@id.uff.br ou pelo telefone 2629-2042.
MAIS UMA VEZ CHAMAMOS ATENÇÃO PARA O 11º DERMARIO – O MAIOR EVENTO DA DERMATOLOGIA CARIOCA. O evento será nos dias 25 e 26 de outubro, e as inscrições estão QUASE ESGOTADAS. Não percam tempo e se inscrevam.