JÁ ESTAMOS EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA O FIM DO ANO E COM UMA PONTINHA DE SAUDADE DOS NOSSOS ENCONTROS. Mas ainda teremos reunião em dezembro, em duas datas – uma on-line e outra presencial (informações mais abaixo).
A REUNIÃO MENSAL DE NOVEMBRO, NESTA QUARTA-FEIRA (27), contou com 332 associados inscritos e um bom público no auditório do Hotel Prodigy Santos Dumont, que fica localizado no Bossa Nova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont.
PALESTRA PRINCIPAL
“GENÉTICA E TUMORES CUTÂNEOS: O QUE O DERMATOLOGISTA PRECISA CONHECER?” Esse foi o tema da palestra do oncologista Dr. Rodrigo Guindalini.
– HÁ A PARTE DA PREDISPOSIÇÃO HEREDITÁRIA AO CÂNCER, que são alterações genéticas que os pacientes podem nascer com elas e que podem aumentar suas chances de desenvolver tumores cutâneos. Existem síndromes que aumentam o risco de carcinomas basocelulares, que na sua imensa maioria estão associados à exposição solar, mas há alguns casos que, pelas características na história familiar e pessoal, podem levantar suspeitas de que possa ter um fator hereditário contribuindo de forma muito relevante.
SEGUNDO DR. RODRIGO GUINDALINI, nesses casos, a boa investigação começa na própria anamnese.
– É PRECISO COLETAR BEM A HISTÓRIA FAMILIAR dos pacientes no consultório (ou ambulatório) para entender se há relação genética com o tumor e encaminhar os casos suspeitos para uma investigação genética, que é feita por meio de um teste de DNA – por meio de um exame de sangue ou de saliva.
OUTRO PONTO DESTACADO PELO DR. RODRIGO, que deve ser bem observado pelo dermatologista, é a reincidência de melanoma no paciente.
– QUANDO O PACIENTE APRESENTA TRÊS OU MAIS MELANOMAS ao longo da vida ou três pessoas da mesma família surgem com melanoma, o que fazer? O caso já é uma indicação clara de fazer uma investigação genética, porque você pode encontrar genes que não só aumentam o risco de melanoma, mas também o risco de câncer de pâncreas. Então, a gente faz um rastreamento intensivo para melanoma e inclui no cuidado desse paciente um rastreamento para câncer de pâncreas também.
CASO VENCEDOR
NOVE ESTUDOS DE CASOS FORAM APRESENTADOS na RM de novembro, e o vencedor foi “Acroceratodermia Aquagênica: do clássico ao incomum”, do HCE, apresentado por Heloisa Faria de Oliveira Taboada, Anna Giovanna Helenna Silva Alves Godoy, Hugo Monteiro Faver, Gabriella Campos-do-Carmo, João Paulo Monteiro Yamagata e Marcelo Rosandiski Lyra.
INFORMES ASSOCIATIVOS
✅ DA SÉRIE: O QUE É BOM MERECE SER VISTO DE NOVO. MÊS QUE VEM, TEREMOS A RM DE DEZEMBRO EM DUAS DATAS. Na terça-feira, dia 10/12, das 19h às 21h, teremos DE FORMA ON-LINE a reapresentação dos casos vencedores, assembleia geral, apresentação dos relatórios da gestão 2023/2024 e a posse da nova diretoria;
✅ JÁ NA QUARTA, 11/12, das 8h às 12h, teremos PRESENCIAL a segunda parte da RM DE DEZEMBRO, no Hotel Prodigy, com um dia especial voltado para o uso da toxina, além de um coquetel de confraternização. E VAMOS COMEMORAR OS 60 ANOS DA REGIONAL SBDRJ. Compareçam!
✅ GARANTA JÁ O SEU: nós preparamos um PASSAPORTE 2025, que contempla os eventos da nossa regional: Curso de Correlação Clínico- patológica, Micologia Rio, 8º Terario, Curso de Dermatopediatria e Curso de Complicações em Cosmiatria. VOCÊ TEM A OPORTUNIDADE DE GARANTIR SUA INSCRIÇÃO DE UMA ÚNICA VEZ EM TODOS OS EVENTOS, com um super desconto sobre o valor de cada evento e com acesso ao conteúdo completo até 90 dias após a realização dos mesmos (somente para eventos on-line).