AUDITÓRIO LOTADO, ÓTIMOS CASOS E UMA PALESTRA ENRIQUECEDORA SOBRE MELANOMA. Assim foi nossa RM de março, realizada na quarta (26), no Hotel Prodigy, em frente ao Aeroporto Santos Dumont. 380 ASSOCIADOS se inscreveram em nosso site.
Já estávamos com saudade da nossa RM!
– FIQUEI MUITO CONTENTE DE SER BEM RECEBIDA PELOS COLEGAS DAS DIRETORIAS PASSADAS, todos desejando boa sorte, bom começo; isso é muito bom, a gente se sente num ambiente aconchegante. Outra questão importante da RM de março foi a gente ter juntado a palestra do melanoma com um simpósio satélite, de 15 minutos, sobre a proteção solar com um novo ativo pesquisado pelo laboratório Pierre Fabre – DESTACOU A DRA. REGINA SCHECHTMAN, presidente da SBDRJ.
PALESTRA PRINCIPAL
MELANOMA. Esse foi o tema da Palestra Principal, desenvolvido pelo Dr. Carlos Barcaui, presidente da SBD, pela Dra. Andréia Melo, oncologista clínica e pelo Dr. Luiz Fernando Nunes, cirurgião oncológico. A PRESENÇA DO DR. CARLOS BARCAUI engrandeceu ainda mais a primeira RM de 2025.
– PRIMEIRO, EU JÁ PRESIDI A REGIONAL E voltar pra sua casa como presidente da Nacional é uma honra enorme, que me emociona. Sobre a palestra, a ideia era deixar o recado de que, quando o assunto é melanoma, é necessária uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar. O dermatologista precisa trabalhar em conjunto com a patologia, a oncologia clínica e a cirurgia oncológica – COMENTOU O DR. CARLOS BARCAUI.
DURANTE A PALESTRA, DR. BARCAUI trouxe o caso de uma paciente de 55 anos, com melanoma metastático, sem tumor prévio, que está fazendo imunoterapia e respondendo bem ao tratamento.
MOMENTO DELICADO
DR. CARLOS BARCAUI orientou os associados SBD a se informarem corretamente, de forma não emocional, em meio a divergências do Conselho Federal de Medicina (CFM) com a Associação Médica Brasileira (AMB), as duas principais instituições médicas do Brasil, em relação a certificação de título de atualização e especialização.
– É UM MOMENTO DELICADO EM QUE A MEDICINA ESTÁ ENFRAQUECIDA. Estamos vendo uma desavença do CFM com a AMB, o que impacta o ato médico; temos o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) sob intervenção. Por isso a necessidade dos dermatologistas se informarem bem e estarem atentos ao posicionamento da SBD.
CASO VENCEDOR
10 ESTUDOS DE CASOS foram apresentados na RM de março pelos residentes dos nossos serviços credenciados e o vencedor foi APRESENTAÇÃO RARA DE DOENÇA COMUM, da PGRJ, apresentado por Ana Julia G. Nunes, Antônio Villela, Graciela Galva, Frederico Sanchez, Thiago Jeunon e Fabrício Lamy. Parabéns aos residentes vencedores!
INFORMES ASSOCIATIVOS
DRA. Regina Schechtman RESSALTOU, NOS INFORMES, OS EVENTOS presenciais que vão ocorrer agora em 2025. Dentre eles, o 8º TeraRio, 23 e 24 de maio, no Hotel Prodigy, o Micologia Rio, no dia 31 de maio, no Centro Empresarial Rio Botafogo, e o Dermatopediatria, no dia 8 de novembro, no Hotel Prodigy.
E AINDA OS EVENTOS on-line: Complicações em cosmiatria, que será em três datas, 10 de julho, 7 de agosto e 18 de setembro, às 20h, além da Imunologia na prática, nos dias 11 de junho, 13 de agosto e 8 de outubro, também às 20h.
É UMA AGENDA PRA ASSOCIADO NENHUM BOTAR DEFEITO! BORA se inscrever, pra quem não garantiu nosso passaporte de eventos.
RESIDENTES NA RM
A GAÚCHA FRANCIELE STRAPAZVON É R3 do Hospital Universitário Pedro Ernesto, na UERJ. Para ela, cada RM é diferente por apresentar casos raros que somam à formação dela e de seus colegas.
– ESSA TROCA DE INFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS é fundamental, e como são apresentados muitos casos raros, tem doença que a gente só vai ver aqui na RM, o que já é importantíssimo pra nossa formação. É muito importante a gente estudar pra podermos fazer os diagnósticos das doenças e saber tratá-las corretamente.
LAÍSA ESTEVES TAMBÉM É R3 DO Pedro Ernesto. E corrobora com a análise da colega do Rio Grande do Sul.
– TENHO CERTEZA DE QUE os casos raros que são apresentados aqui engrandecem muito nossa futura prática de consultório. Por serem raros, a gente, lá na frente, com certeza, vai lembrar das RMs. As palestras também são ótimas. Hoje, sobre melanoma, aprendi que uma lesão que incialmente a gente diagnosticaria como CBC (carcinoma basocelular) na verdade era uma metástase de melanoma.