(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal de Agosto

E O ANO JÁ ESTÁ CAMINHANDO PARA A RETA FINAL. SE LIGOU QUE JÁ REALIZAMOS SEIS REUNIÕES MENSAIS EM 2024? E AINDA FALTAM QUATRO! A REUNIÃO MENSAL DE AGOSTO, NESTA QUARTA-FEIRA (28), contou com 362 associados inscritos e um bom público no auditório doo Hotel Prodigy Santos Dumont, que fica localizado no Bossa Nova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont.

Fôlego, que até dezembro tem muita coisa boa pela frente!

PALESTRA PRINCIPAL

“EXOSSOMOS E PDRN. ONDE ESTAMOS?”. Esse foi o tema da Palestra Principal, que contou com a participação do Dr. Marco Rocha. Segundo o Dr. Márcio Serra, tesoureiro da SBD, a abordagem do tema foi importante porque há dois problemas envolvendo essas substâncias.

– ESSE TEMA É MUITO ATUAL, A GENTE VÊ NA MÍDIA O TEMPO TODO ESSE MATERIAL SENDO USADO, MAS NÃO HÁ TRABALHO CIENTÍFICO NENHUM QUE RESPALDE ESSE TIPO DE  USO. É tudo muito experimental, como disse o Marco Rocha. Outro problema que ele mostrou é que todo o material disponível no Brasil tem o registro como cosmético; eles preconizam essas substâncias como injetáveis, no entanto, esse produto não pode ser usado dessa forma, só usado em pele íntegra.

HOJE O QUE OCORRE, SEGUNDO DR. MÁRCIO SERRA, pode ser considerado UM CRIME contra a saúde.

– QUANDO VOCÊ ROMPE A INTEGRIDADE DA PELE COM microagulhamento, eletroporação, ou qualquer outro método, NÃO SE PODE USAR ESSAS SUBSTÂNCIAS, seu uso ilegal. Injetável tem registro na Anvisa categoria 4, cosmético, categoria 2, de não injetável, então essa substâncias só podem ser aplicadas sobre a pele íntegra. Muitas profissionais estão utilizando de forma errada e estão cometendo um crime, podendo estar sujeito a penalidades, e sem o aval do fabricante que diz em bula que seu uso é somente tópico.

 

CASO VENCEDOR

SETE ESTUDOS DE CASOS FORAM APRESENTADOS na RM, e o vencedor foi “O desafio das lesões ulceradas”, da PGRJ, apresentado por Amanda Periquito, Lisseth Mosquera, Belén Mendoza, Manuela Boleira, Thiago Jeunon e Omar Lupi.