Reunião Mensal de Abril

📍 MAIS UMA VEZ NOSSA RM, a de abril, realizada no último dia 29, no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, foi marcada por uma intensa programação científica voltada à atualização clínica e discussão de casos desafiadores da dermatologia. 330 associados se inscreverem e compareceram ao evento em que nove estudos de casos foram apresentados pelos nossos serviços credenciados. 

 

CASO VENCEDOR

ESTE MÊS, A VOTAÇÃO FOI REFEITA, DE FORMA ON-LINE, por um equívoco que ocorreu com o nome do caso 5, o que não alterou o resultado de abril. Ou seja, ambas as votações – a presencial no dia da RM e a on-line feita posteriormente – confirmaram o caso vencedor de número 2: “Forma grave de doença endêmica subnotificada: um desafio diagnóstico – do HCE -, apresentado por Bianca Graça Valinhas, com participação de Ana Laura Oliveira Martens, Daniel Obadia, Dávson Aguilar Guimarães, Marcelo Lyra e Priscilla Namora Bastos.  

 

PALESTRA PRINCIPAL

ENTRE OS DESTAQUES DA REUNIÃO, A PALESTRA PRINCIPAL “MELANOMAS DESAFIADORES: DERMATOSCOPIA ALÉM DO ÓBVIO”, conduzida pelo Dr. João Paulo Yamagata, Dra. Manuela Boleira e Dra. Mayara Hamilko, abordando estratégias diagnósticas e análise dermatoscópica em casos de melanoma de difícil identificação.

A APRESENTAÇÃO CHAMOU ATENÇÃO DOS PARTICIPANTES ao abordar como a dermatoscopia tem ampliado a capacidade de identificação precoce de melanomas, inclusive em lesões extremamente pequenas e discretas.

DURANTE A EXPOSIÇÃO, Dr. João Paulo Yamagata destacou sinais menos conhecidos, mas fundamentais na prática clínica, como linhas anguladas, “peppering”, padrões vasculares e sulcos cutâneos proeminentes, que podem ajudar no diagnóstico de melanomas ainda em estágio inicial. Segundo ele, a observação cuidadosa desses detalhes pode ser decisiva para detectar tumores que passariam despercebidos a olho nu.

“O DERMATOLOGISTA PRECISA ESTAR cada vez mais alinhado às novas tecnologias. A dermatoscopia é uma das áreas que mais têm espaço para avançar, principalmente com a evolução da inteligência artificial na análise de imagens”, afirmou Dr. João Paulo Yagamata.