A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do Ministério da Saúde (MS), emitiu nota técnica informando sobre o aumento no número de casos de doença invasiva por Streptococcus pyogenes em estados brasileiros.
Na nota, as autoridades de saúde dizem que, até 2022, houve registro de aumento de casos de escarlatina, notificados à Organização Mundial de Saúde (OMS), em Estados Membros das Regiões Europeia e das Américas. Além disso, ocorreu aumento no número de casos e óbitos relacionados com doença invasiva pelo Estreptococo do Grupo A (EGA), também referido como S. pyogenes, em alguns países. Ressalta-se que crianças menores de 10 anos representam a faixa etária mais afetada.
A OMS recomenda que todos os países estejam atentos o surgimento de casos semelhantes, particularmente à luz do aumento contínuo da circulação de vírus respiratórios, tendo em vista o aumento da gravidade e complicações da doença invasiva por EGA quando associada a uma coinfecção viral.
Segundo o MS, o objetivo de comunicar esse evento aos profissionais da área da saúde é assegurar a realização de avaliação clínica completa e testes diagnósticos apropriados para pacientes que apresentem sinais e sintomas compatíveis com a doença invasiva por EGA, além reforçar a importância da notificação da doença no Brasil.