(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal de outubro

A GENTE MAL TINHA SAÍDO DO DERMARIO, UM EVENTO QUE FOI UM SUCESSO – FALAMOS DELE MAIS ADIANTE -, E NOS ENCONTRAMOS DE NOVO EM UMA RM CHEIA. 

A REUNIÃO MENSAL DE OUTUBRO NESTA QUARTA-FEIRA (30), contou com 330 associados inscritos e, MAIS UMA VEZ, com um bom público no auditório do Hotel Prodigy Santos Dumont, que fica localizado no Bossa Nova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont.

PALESTRA PRINCIPAL

“USO DE NOVAS MEDICAÇÕES NO PACIENTE PEDIÁTRICO”. Esse foi o tema da Palestra Principal, que contou com as participações da Dra. Ana Mósca, Dra. Elisa Fontenelle e Dra. Izabel Kanaan.  

– NOS CHAMARAM PARA QUE FALÁSSEMOS A NOSSA EXPERIÊNCIA do uso de imunobiológicos e pequenas moléculas em crianças. E foi bacana, porque trouxemos casos clínicos sobre segurança, eficácia, legislação e necessidade desse tratamento numa faixa etária em que pouco se trabalha, relacionado à psoríase e à dermatite atópica – afirmou Dra. Ana Mósca. 

ELA PROSSEGUE:

– QUANDO A GENTE FALA EM DERMATITE ATÓPICA EM CRIANÇAS, os imunobiológicos vieram como uma droga que vai interromper todo o processo inflamatório da doença. Já as pequenas moléculas, inibidores de JAK, são uma classe de medicações pra crianças maiores, que ainda não tiveram oportunidade dos imunobiológicos e que são refratárias a várias outras tentativas de tratamento; vieram também para modificar o curso da doença.

 

CASO VENCEDOR

10 ESTUDOS DE CASOS FORAM APRESENTADOS na RM de outubro, e o vencedor foi “Reação cutânea adversa à droga: alerta para um problema emergente”, do HUCFF, apresentado por Ângela de Paiva Ansorge, Tullia Cuzzi, Danielle Quintella e Felipe Cupertino.

RESIDENTES NA RM

ROBERTA CUNHA  É R1 do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Diz que não é o primeiro ano que frequenta as reuniões mensais, e adora, porque aprende sempre.

– NÃO É MEU PRIMEIRO ANO PORQUE FUI ESTAGIÁRIA E JÁ FREQUENTAVA; é fantástico, a gente revê vários amigos e aprende coisas novas, é muito bom; tudo é muito bom aqui; difícil até escolher apenas um caso ou uma palestra que tenha me chamado atenção porque todo o conhecimento aqui é maravilhoso.

ISABELLA COTTA É R2 do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. A residente já está ansiosa para apresentar seu caso em 2025.    

– AQUI É SEMPRE MUITO ENRIQUECEDOR. A gente tem contato com muitos casos difíceis que não são muito frequentes no nosso dia a dia, e já estou estudando um caso para minha apresentação. Se trata de uma criança com um nevo melanocítico com reação incomum; há poucos relatos na literatura. Estou me preparando bem para apresentar o caso na frente dos melhores dermatologistas do país – adianta Isabella.