Mais uma edição do Dezembro Laranja está prestes a começar e contamos com a mobilização de todos os associados para conseguirmos bons resultados nessa importante ação de conscientização da população. Além da participação nos postos de atendimento no dia 7, o engajamento dos profissionais, no seu dia a dia e nas redes sociais, espalhando informações de qualidade sobre a prevenção do câncer de pele, será primordial.
O ponto alto da campanha será no dia 7, quando cerca de 4 mil dermatologistas e voluntários prestarão atendimento para identificação e direcionamento para tratamento da doença. As ações acontecerão das 9h às 15h em cerca de 130 postos de atendimento em todo o Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, oito unidades participam da ação: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Hospital Federal de Bonsucesso, Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay/Santa Casa, Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Polo de Inclusão Social Padre Velloso/Posto Hospital Federal da Lagoa, Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Também haverá pontos de atendimento nos municípios fluminenses de Niterói, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, e Nova Friburgo. A consulta aos endereços dos postos de todo o Brasil pode ser feita aqui.
Este ano, a SBD traz uma novidade que promete agilizar as estatísticas e informações sobre a campanha. Um aplicativo para celular foi desenvolvido e será disponibilizado para os profissionais que atuarão nos postos de atendimento do dia 7. Nas versões IOS e Android, o APP vai substituir as planilhas de papel usadas nos anos anteriores. Com um código de autorização do posto e uma senha pessoal, os profissionais registrarão no formulário eletrônico todos os dados sobre os atendimentos, características dos pacientes e diagnósticos. Um vez conectado à Internet, o aplicativo sincronizará com a base online e enviará os dados em tempo real para a plataforma da SBD.
“É uma alternativa mais sustentável, porque vamos eliminar o uso de papel e gráfica, o que é bem interessante. E, o mais importante, vai nos dar muita agilidade no fechamento dos dados. Às três horas da tarde, quando acabar a campanha, nós já estaremos com todos os resultados disponíveis online. Quantos atendimentos, o que encontramos. Antigamente, a gente tinha que esperar essas planilhas voltarem e só teríamos esses dados nos dias seguintes”, explicou o Dr. Egon Daxbacher, diretor da SBD, informando que nos próximos dias será enviado, para os associados que participarão das ações do dia 7, o tutorial sobre como baixar e usar o aplicativo, além dos códigos e senhas.
Para aumentar o alcance das informações e orientações sobre o câncer de pele, sinais e prevenção, além do incentivo ao uso do laço laranja pelos médicos durante o mês de dezembro, a campanha ganhará também as redes sociais. Cinco hashtags foram criadas para estimular o engajamento e a SBD solicita que médicos, clínicas, regionais e demais envolvidos nas ações as utilizem em seus posts sobre o assunto. São elas: #dezembrolaranja #sinaisdocancerdepele #veraolaranja #dermatologistasbd #dermatologia. Compartilhar os posts publicados nas páginas oficiais da SBD, assim como usar em seu perfil pessoal o avatar da campanha, convidar amigos para a ação e postar sobre as medidas fotoprotetoras também colabora com o crescimento do movimento.
Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Em 2018, as ações da campanha Dezembro Laranja atingiram mais de 21 milhões de pessoas em todo o país.
Mais informações sobre a campanha Dezembro Laranja podem ser consultadas aqui.