(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

4ª CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ALOPÉCIA AREATA

  • Home
  • Notícias
  • 4ª CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ALOPÉCIA AREATA

FOI UM SUCESSO NOSSO EVENTO NO DOMINGO, 21 DE SETEMBRO, ÀS 10H.

O sol acabou aparecendo forte, depois de uma semana de frio no Rio, mas mesmo assim não afastou os participantes da caminhada que saiu do Posto 12, no Leblon, e seguiu até o Posto 10, em Ipanema. Claro, todos nós nos protegemos do sol com filtro, bonés, chapéus e óculos escuros, como manda o figurino.

 

FOI UM MOMENTO EMOCIONANTE DE MOBILIZAÇÃO e conscientização com pacientes, familiares e profissionais.

A PACIENTE PAOLA DE OLIVEIRA WERNER QUE O DIGA. A HISTÓRIA DA ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO, DE 18 ANOS, é um testemunho de resiliência, aceitação e a importância do apoio mútuo.

  • ESSA CAMINHADA É, PRIMEIRO, UM ALERTA PARA TODOS SE CUIDAREM. E DEPOIS, a gente, com essa ação, contribui para a construção de um país sem discriminação. Para que, quando a gente que é paciente chega em qualquer lugar, não seja olhada de forma estranha ou inconveniente. Aqui, todos nós, pacientes, trocamos informações sobre o tratamento, nossa experiência… E cada um tem seu caso especial, né?”.

 

PAOLA DESCOBRIU A ALOPECIA AREATA DURANTE A PANDEMIA.

Com a progressão da doença, ela chegou a interromper primeiro o tratamento que a levou a uma forma mais extensa da alopecia devido ao ressecamento do cabelo.

  • A PANDEMIA COMEÇOU PRIMEIRO COM A QUEDA DE SOBRANCELHA, sobrancelha esquerda. Depois foi tópico, aí de um tempo virou universal… por conta da desistência do primeiro tratamento… Aí foi a queda mesmo.

SOBRE COMO ENCARA A REALIDADE ESTÉTICA E OS DESAFIOS DE SAÚDE, Paola demonstra uma atitude positiva e de autocuidado.

  • EU LIDO SUPER BEM. EU FAÇO LASER, não pra esconder, e sim como visual look, né? E Boinas e lenços.

 

CAMINHADA JÁ GEROU FRUTOS FORA DO RIO A PRESIDENTE DA SBDRJ, DRA. REGINA SCHECHTMAN, DESTACOU A RELEVÂNCIA DO MOVIMENTO, que começou há quatro anos com o dermatologista Daniel Fernandes e hoje já se espalha por outras cidades do Brasil, como Goiânia, Brasília e São Paulo:

  • ESTAMOS CUMPRINDO MAIS UMA MISSÃO. ESTA CAMINHADA NASCEU HÁ QUATRO anos e hoje se tornou um movimento que ganha força em diferentes estados. Nossa expectativa é que cresça ainda mais, porque a conscientização é fundamental – afirmou.

 

DURANTE A AÇÃO, PANFLETOS INFORMATIVOS FORAM DISTRIBUÍDOS À POPULAÇÃO. Segundo Dra. Regina, esse contato direto é essencial:

  • AS PESSOAS QUE PASSAM PELA ORLA OLHAM, RECEBEM INFORMAÇÕES, PEGAM O MATERIAL E ENTENDEM QUE ESTAMOS AQUI PARA APOIAR. Queremos que elas não tenham medo, que procurem ajuda, que saibam o que é a alopecia areata. O objetivo é diminuir o preconceito, mostrar que estamos ao lado dos pacientes e que a dermatologia está presente para auxiliar.