A entrevista da reumatologista Selma Merenlender ao Programa Manhã da Globo, da Rádio Globo, nesta segunda-feira, 20 de março, sobre febre amarela, acabou provocando um efeito colateral de pânico. Por causa disso, o apresentador Roberto Canazio teve que voltar ao tema nesta quarta, 22. Uma ouvinte do programa soltou na rede, via Whatsapp, um suposto alerta de que “uma dermatologista” teria dito no programa de segunda-feira que 50% das pessoas que se vacinam contra a doença “acabam vindo a óbito”.
Além da especialista ouvida não ser dermatologista e sim reumatologista, ela própria negou que tenha dado esta declaração. Selma Merenlender foi mal interpretada quando falou sobre as restrições da vacina contra a febre amarela para pessoas imunodeprimidas.
O equívoco da mensagem viralizada na rede chamou a atenção de dermatologistas e, assim que tomou conhecimento, a SBDRJ, por meio da assessoria de imprensa, entrou em contato com a rádio para esclarecer o assunto. “A confusão serviu de alerta para nós, profissionais de saúde, que precisamos estar cada vez mais atentos à comunicação de nossas mensagens, para reduzir ao máximo os ruídos”, afirmou o presidente da SBDRJ, Egon Daxbacher.
Ouça a entrevista no link: http://radioglobo.com.br/media/audio/71973/reumatologista-desmente-confusão-sobre-riscos-da-v.htm