Sucesso em dose dupla
Curso de Dermatopatologia Comparativa termina com bastante conhecimento acumulado e sensação de dever cumprido.
Uma jornada dupla de muito conhecimento. Assim podemos definir o segundo e último dia do Curso de Dermatopatologia Comparativa da SBD-RJ. Além dos coordenadores do evento, Drs. Thiago Jeunon, Gustavo Verardino e Maria Auxiliadora Jeunon Sousa, um time de seis grandes nomes da dermatologia e patologia apresentaram suas aulas de forma bastante didática, o que fez deste sábado um dia muito enriquecedor para os alunos.
A manhã teve início com a explanação dada pelo Dr. Gustavo Verardino sobre cistos cutâneos e tumores foliculares císticos, seguido pela Dra. Maria Auxiliadora Jeunon Sousa, que falou sobre hanseníase e outras dermatites granulomatosas. A Dra. apresentou um caso de reação granulomatosa secundária ao uso de quatro tipos distintos de preenchedores e alertou para o risco de se proceder um preenchimento sem saber quais substancias já foram aplicadas no paciente previamente. Há que se ter um limite para isso – e quem dá esse limite são vocês (médicos dermatologistas).”,disse.
A terceira aula foi da Professora Enoi Vilar, que abordou as dermatites psoriasiformes e espongióticas, apresentando diversos casos interessantes que despertaram bastante a atenção dos alunos.
Na última explanação do bloco, o microfone voltou para o Dr. Gustavo Verardino, que falou sobre os tumores de partes moles.
Após um ótimo coffee break, a Doutora Tulia Cuzzi deu uma aula dinâmica e bastante detalhada sobre os linfomas e chamou a atenção dos presentes para os diagnósticos que se revelam através da correlação dos aspectos histopatológicos com as lesões clínicas, curso evolutivo e fenótipo imuno-histoquímico.
Logo depois, o Dr. Fernando Belles Moraes abordou as hiperplasias, hamartomas e tumores da epiderme.
No retorno do almoço, a tarde de sábado teve início com uma aula sobre dermatites vésico-bolhosas, dada pelo Dr. Thiago Jeunon, seguido pela Dra. Mayra Rochael, que falou sobre dermatites de interface. Além disso, a médica falou sobre a importância da iniciativa do curso: “Foi muito boa a forma como o curso foi pensado porque oferece a oportunidade de tirar dúvidas importantes ao comparar situações que são semelhantes e apontar em detalhes as peculiaridades que as diferenciam”, elogiou.
A penúltima aula foi ministrada pela Dra. Olga Harris que com seu dinamismo tornou o tema nas neoplasias anexiais mais ameno. No começo da apresentação, a Dra. Olga disse: “minha aula vai ser bastante informal e vou recorrer as preciosas intervenções do Dr. Thiago. Acho que ao final, vcs poderão dizer que assistiram uma aula da dupla ‘Thiolga'”. A promessa foi cumprida e a aula contou ainda com contribuições da Dra. Maria Auxiliadora.
Encerrando o curso, o Dr. Thiago Jeunon falou sobre neoplasias melanocíticas e apresentou junto com o Dr. Gustavo Verardino a resolução das questões pré-curso e as questões pós-curso, fechando o grande ciclo de aprendizado no qual os presentes estiveram envolvidos nestes dois dias.
Um ótimo início com muito aprendizado!
Primeiro dia do Curso de Dermatopatologia Comparativa da SBD-RJ começa com o pé direito reunindo grandes nomes da dermatologia e patologia.
Nesta sexta, 18/03, teve início o curso de Dermatopatologia Comparativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Rio de Janeiro. O evento começou às 13h no CER Convenções, em Botafogo. A estrutura de ponta criou o ambiente perfeito para o máximo aprendizado e interação dos presentes.
Após a abertura do evento, o Dr. Thiago Jeunon, que coordena o curso juntamente com os Drs. Gustavo Verardino e Maria Auxiliadora Jeunon Sousa, iniciou os trabalhos com um teste pré-curso de 20 questões abordando os temas que seriam elucidados ao longo dos dois dias de curso. Amanhã, o Dr.Gustavo apresentará o teste pós-curso, com mais 20 questões. Todas elas serão corrigidas e comentadas no final do evento para que os alunos tenham uma noção precisa do quanto aprenderam.
Nas palavras do Dr. Thiago Jeunon, ressaltou-se a importância da dermatopatologia para os dermatologistas e a íntima relação entre estes profissionais com a produção de conhecimento nesta especialidade. A união entre dermatologistas e patologistas também foi um dos pontos altos do evento.
A primeira aula foi dada pela Dra. Maria Auxiliadora Jeunon Sousa, que falou sobre os diversos aspectos da Pele Normal, destacando, entre muitos pontos, a importância da camada córnea na sugestão de diagnósticos: “Grandes diagnósticos são feitos através da observação da alteração da camada córnea”, afirmou a coordenadora.
Após uma breve abertura para tirar as dúvidas e aproveitando o interesse dos alunos que já estava voltado para esse tema, o Dr. Daniel Obadia pautou suas explanações justamente nas “Alterações Básicas da Camada Córnea”. Foram apresentados vários casos em que as mudanças percebidas neste componente da pele eram muito úteis nos diagnósticos de várias doenças. No entanto, frisou Obadia, é fundamental que a observação seja associada ao aspecto clínico.
A terceira palestra da tarde foi dada pela Dra. Danielle Quintella, sobre Infecções e Infestações Superficiais, seguida pela Dra. Renata Zamolyi, que abordou as Alterações Básicas da Camada de Malpighi. A médica reforçou a importância do histórico clínico associado às imagens na análise das patologias, ressaltando que nem sempre a inferência é precisa ou até mesmo possível sem que o médico saiba a história clínica.
A penúltima aula da tarde foi por conta da Dra. Luciana Pantaleão, que falou sobre as Células que Infiltram a Derme. A Dra. elogiou a iniciativa do curso pelo uso de diagnósticos diferenciais, que enriqueceram bastante as aulas e o aprendizado dos alunos.
Os trabalhos deste primeiro dia foram encerrados com a aula do Dr. Leonardo Quintella, que abordou vários casos sobre Infecções e Infestações profundas. No final, o Dr. Thiago Jeunon agradeceu a todos os presentes e se mostrou muito ansioso para o segundo dia do curso: “Estou muito satisfeito com o resultado de hoje e gostaria de dizer que ainda dá tempo de se inscrever para aproveitar o dia de amanhã, que será uma jornada dupla com muito mais coisas interessantes para serem vistas e aprendidas. Estou ansioso”, disse.
Veja abaixo a cobertura em fotos e vídeos:
Vídeos