(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Veja como foi a Reunião Mensal de maio

Mais uma vez nossa RM foi on-line, realizada nesta quarta-feira (27) por meio do aplicativo Zoom®, e repetimos o sucesso de público da Reunião Mensal de abril. “E a presença do palestrante internacional foi outro ponto alto”, ressaltou o Dr. Thiago Jeunon, presidente da SBDRJ.

“A reunião mensal on-line do mês de maio foi um grande sucesso, com 710 inscritos e 521 pessoas presentes da sala virtual. Além dos maravilhosos casos clínicos apresentados pelos serviços credenciados, contamos com a ilustre participação do Prof. Alon Scope como palestrante principal. Ele abordou o tema Reflectance Confocal Microscopy: basics for the clinician e deu um show de didática e conteúdo. Realmente, um dia para ficar registrado na história da SBDRJ”.

A repercussão da palestra do Prof. Scope, diretor do Instituto Kittner de Pesquisa e Triagem do Câncer de Pele do Sheba Medical Center, professor associado de dermatologia da Universidade de Tel Aviv e pesquisador do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (NYC), foi a melhor possível.

“Excelente aula”, escreveu no chat durante a RM a Dra. Marcela Benez. “Parabéns pela organização e realização de mais uma reunião de excelência, indispensável”, ressaltou a Dra. Marcia Fonseca Bassous. Dra. Maria Leide destacou o bom uso da tecnologia: “Essa é a vantagem na relação custo benefício das atividades presenciais; as questões de sensibilidade versus especificidade sempre devem ser consideradas, tendo a tecnologia a nosso favor”.

Dra. Juliana Marques, secretária de Sessões, também ressaltou o benefício da tecnologia em favor do conhecimento científico.

“Entendemos que da mesma forma que a reunião on-line alcançou os sócios que moram longe, também poderíamos trazer grandes nomes da dermatologia mundial. A internet encurtou distâncias e nos permitiu ampliar as fronteiras do conhecimento.” E aplaudiu a inspiração do palestrante: “Já assisti muitas aulas de microscopia confocal, é um assunto que particularmente me interessa muito e já tive o privilégio de ver algumas palestras do Alon também, sempre brilhante. Mas, nesta reunião ele estava especialmente inspirado. A didática, a qualidade das imagens e a clareza do inglês foram esplêndidos.”

Dra. Luna Azulay destacou que, mesmo no formato on-line, a Reunião Mensal não perdeu em nada a sua intensidade, a sua alegria, os aprendizados. 

“Os casos clínicos maravilhosos, de cada serviço credenciado, sem deixar esse nosso momento máximo do mês esmorecer. Thiago e Ju na direção da RM conduzindo espetacularmente. Essa gestão maravilhosa sabendo enfrentar esse momento. Também os nossos funcionários da SBDRJ nos ajudando, a indústria parceira, que continua nos apoiando. Foi tudo uma maravilha!”, ressaltou ela. E prosseguiu: “A palestra do nosso convidado internacional sobre microscopia confocal foi maravilhosa. Ele fez um tema difícil parecer até fácil, deu quase para entender bem o assunto. A gente aprendeu muito”. 

Outro momento destacado pela Dra. Luna foi o Simpósio Satélite Abbvie, que teve a participação do Dr. André Vicente Esteves de Carvalho, Doutor em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, falando sobre “Skyrizi: a importância da resposta sustentada”. 

“O simpósio foi excelente também. E quero ressaltar o lançamento da candidatura do Dr. Fabiano Leal e do Dr. Daniel Obadia para presidente e vice-presidente da próxima gestão. Estamos todos de parabéns, porque mantemos a chama da dermatologia viva dentro de nós, desejando muito que a gente possa se encontrar o mais breve possível, porque nada substitui o abraço”. 

Dra. Regina Schechtman, coordenadora da revista Rio Dermatológico, disse que ficou muito satisfeita e até emocionada com a RM de maio. 

“Foi um nível altíssimo da RM, a participação e envolvimento de todos. A palestra foi excelente, já que a microscopia confocal é um assunto árduo, difícil, e o fato de ter sido apresentada de maneira leve, correlacionando a clínica com a patologia e a microscopia fez com que abrisse os caminhos do dermatologista para um melhor entendimento dessa técnica, que parece estar muito no futuro, mas já está sendo bastante utilizada em países com tecnologia de ponta. Se o futuro se transformou no presente agora, temos que avançar para chegar lá também. Foi uma iniciativa maravilhosa o convite ao professor Scope para compartilhar esse conhecimento”. 

 

O caso vencedor, com 35% da preferência dos participantes da RM, foi “Doença de Degos: apresentação em recém nascido”, do IDPRDA, apresentado por Carolina A. Molina Gamallo, Diana Stohmann Mercado, Fernando Manoel Belles de Moraes, David Rubem Azulay, Leonardo Pereira Quintella e Luna Azulay-Abulafia.