TOUR DE COMBATE AO CÂNCER DA PELE
Foram três dias de intenso trabalho voluntariado que resultaram no atendimento de 923 pessoas por médicos dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ) em 12 postos espalhados pela cidade durante o Tour Nacional de Combate ao Câncer da Pele de 2018. Das923 pessoas atendidas, 123 (13,3%) apresentaram casos suspeitos de câncer da pele e foram encaminhados para tratamento e cirurgia em Serviços de Dermatologia credenciados à SBD-RJ gratuitamente.
– Esse número superior a 13% de casos é significativo e requer intensificação da prevenção e detecção do câncer da pele– explicou Dr. Thiago Jeunon, novo presidente da SBD-RJ.
Dr. Curt Mafra Treu, coordenador do Departamento de Cirurgia e Oncologia da SBD-RJ e coordenador regional da campanha de prevenção ao câncer da pele, ressaltou o caráter educativo da ação.
– Muito mais do que apenas ajudar no diagnóstico, a maior importância da campanha é a conscientização da população tanto para o diagnóstico precoce do câncer da pele quanto para sua prevenção.Principalmente através da orientação em relação à forma correta de proteção e exposição ao sol.
Para o presidente da SBD-RJ, Dr. Egon Daxbacher, a campanha é importante porque, além de informar, possibilita o diagnóstico precoce em pacientes que, muitas vezes, nunca se submeteram a um exame clínico na pele.
– O estado do Rio de Janeiro responde por 13,9% dos casos de câncer da pele no país. Do total de casos no estado, 49,18%estão concentrados na capital. Esses números refletem por si só a importância da campanha de esclarecimento à população promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O tipo não-melanoma, de maior incidência, apesar demenos fatal, pode provocar deformidades e cicatrizes cirúrgicas grandesindesejáveis quando não tratado rapidamente.Há um ano na mesma data,667 pessoas foram atendidas, sendo 426 mulheres e 241 homens. Desse total, 65pacientes foram diagnosticados com câncer não melanoma, 12 apresentarammelanoma e três, outros tumores malignos. 268 pessoas atendidas apresentaramalgum tipo de doença de pele.
SBD-RJ NA MÍDIA
Na semana do Tour de Combate ao Câncer da Pele, a Sociedade foi citada em vários veículos da imprensa, como na coluna do jornalista Ancelmo Gois, do GLOBO, na coluna da jornalista Marina Caruso,também do GLOBO, durante a programação das rádios Bandnews FM e CBN, além de publicações nos jornais Extra e O Dia e no portal G1 da TV Globo. Dr. Thiago Jeunon ainda participou de um live pelas redes sociais do Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura, ao lado da Dra. Denise Alves, da Gerência de Dermatologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A publicação gerou um engajamento de mais de 3 mil e duzentas visualizações e 30 compartilhamentos