Inspirados no bom exemplo da SBDRS, encaminhamos em anexo um termo de consentimento, no qual pacientes vítimas de iatrogenias causadas por profissionais não médicos autorizam o médico que os atenderem a enviar os relatos desses casos para a SBD. Ressaltamos que esses termos podem ser enviados para a SBDRJ, que os encaminhará para a nacional. A importância desse termo de consentimento é fundamental para que esses casos tenham os desdobramentos necessários. O profissional que desejar poderá encaminhar os seus casos de maneira sigilosa.
A intenção é fazer com que a SBD crie um dossiê o mais completo possível e auxilie a Câmara Técnica de Dermatologia do Conselho Federal de Medicina no seu trabalho de demonstrar os riscos à saúde da população com a realização de tantos procedimentos por profissionais não médicos. A SBDRJ também está organizando um dossiê sobre as sequelas em pacientes submetidos a tratamentos dermatológicos realizados por não médicos ou médicos sem formação.
A direção solicita que os associados do Rio de Janeiro que receberem em seus consultórios pacientes vítimas de tratamentos inadequados encaminhem o relato com fotos, depoimentos e a autorização do paciente para divulgação para os endereços: sbdrj@sbdrj.org.br e/ou complicacao@sbd.org.br.
O levantamento vai subsidiar as ações judiciais em andamento e será incorporado ao Dossiê Técnico elaborado pela SBD nacional a ser encaminhado ao Ministério Público, ao Ministério da Saúde, à ANVISA, ao CFM, à AMB e ao Congresso Nacional.
Acesse aqui o termo de consentimento.