É com grande tristeza que a SBDRJ recebeu a notícia do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), em que quatro pacientes, lamentavelmente, faleceram, unidade que conta com um serviço de Dermatologia muito atuante junto à Sbdrj. O fogo não atingiu o ambulatório da Dermato, mas ainda é cedo para saber como ficará o atendimento aos pacientes. Notícias de que os residentes – além de outros profissionais de saúde – foram valentes durante o incêndio, ajudando no resgate de pacientes, muito nos emociona. A SBDRJ se coloca à disposição para ajudar no que for preciso.
Durante a nossa RM, nesta quarta-feira (28), a Dra. Luna Azulay, do Serviço de Dermatologia da UERJ, também, prontamente, abriu espaço para ajudar Bonsucesso.
– Realmente foi uma coisa tão dramática, para mostrar um país “fazendo água”, ou seja, a desgraça anunciada. Já estava lá dito que aquilo podia acontecer. O ninho do urubu já estava escrito que poderia acontecer, a boate Kiss, o Hospital de Bonsucesso, e não fizeram nada para evitar. É triste, mas, copiando a ideia do David (Azulay) – que ofereceu ajuda do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay -, coloco à disposição o serviço da UERJ para ajudar o HFB – disse Dra. Luna.
Dra. Clarissa Vita, chefe do Serviço de Dermatologia do HFB agradeceu todos os apoios.
– Foi um dia muito desgastante, mas o esforço de todos, maqueiros, residentes, enfermeiros, todos, foi importantíssimo. Sobre os pacientes da dermato, estamos aguardando a direção definir o que será feito, já que o ambulatório não foi afetado, mas ele virou enfermaria, durante o socorro aos pacientes durante o incêndio.
Dr. Thiago Jeunon ressaltou a importância do Hospital Federal de Bonsucesso para médicos e residentes.
– Primeiramente, gostaria de parabenizar a Dra. Clarissa (Vita) pela garra. O Hospital de Bonsucesso, apesar de todas as dificuldades, é uma grande escola. Um grande hospital. A gente faz muita coisa legal lá. Fiz residência de clínica médica em Bonsucesso e, depois, voltei para lá como um médico concursado. Fiquei no hospital por 14 anos e atuo até hoje como colaborador. Parabéns aos residentes do HFB e estamos à disposição para ajudar.