(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Site Oficina da Moda – 19/10/14 – Horário de verão

Ah… o horário de verão! Apesar de alguns problemas de adaptação, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para curtir mais a vida, não é mesmo? Devido ao dias serem mais longos pelo adiantamento do relógio, as pessoas consumam fazer visitas mais frequentes a clubes, praias e restaurantes ao ar livre. Mas o que as pessoas não podem esquecer é que o cuidado com o sol merece uma atenção mais do que especial nesta época do ano. Saiba quais cuidados devem ser tomados no horário de verão com as dicas da Ana Mósca, dermatologista presidente da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.

A exposição solar deve ficar restrita entre 10h e 16h, porque é quando os raios UVB estão mais intensos. Portanto, no horário de verão, esse período ocorre entre 11h e 17h. “Os raios UVA, de intensidade média, incidem na Terra o dia inteiro e são responsáveis pelo bronzeado, manchas e rugas. Já os UVB possuem alto grau de intensidade no período restrito. Ele não é recomendado porque deixa a pele vermelha, podendo aumentar o índice de queimaduras e também o risco de câncer de pele”, explica Ana Mósca.

Caso ainda fique em dúvida quanto ao horário da exposição, a dermatologista possui uma dica curiosa para quando o céu não estiver nublado: atente-se a própria sombra. Em pé, avalie a sombra do corpo no chão. Se for pequena, cuidado! Não é o melhor horário para a exposição solar. Se a sombra formada for grande, é garantia de bronze com saúde. O uso diário do filtro solar é importantíssimo para garantir os cuidados com a saúde da pele. Ele deve ser um amigo fiel durante o ano todo e principalmente no verão.

Para melhor eficácia e absorção, o indicado é passá-lo com pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, no corpo todo, antes de vestir a roupa. “O produto precisa ser reaplicado depois de duas horas, pois é o período de proteção de uma camada de filtro. Em caso de transpiração intensa e mergulhos, a reaplicação deve ser feita logo após”, explica a dermatologista. “As pessoas que possuem pele clara devem dobrar os cuidados, usando protetor solar com fator superior a 30. Para aquelas que possuem pele oleosa, o indicado é utilizar produtos com base aquosa ou em gel, pois deixam a pele mais seca”, completa Ana Mósca.

Além do filtro solar, utilizar roupas de algodão é essencial, pois retêm cerca de 90% das radiações UV, ao contrário dos tecidos sintéticos, como nylon, que retêm 30%. Usar chapéus com tecidos que possuem fator proteção também é um aliado na proteção da pele. #FicaDica

Veja a matéria >>>