(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Site Jornal Extra – 07/02/15 – Flash Tattoos

Elas são bijuteria e tatuagem ao mesmo tempo, e já estão na pele de muitas mulheres. Depois de enfeitar famosas como Beyoncé, Jennifer Lopez e a top brasileira Alessandra Ambrósio no verão do Hemisfério Norte como acessórios que lembram colares, pulseiras e anéis — ou simplemente como um desenho transado colocado num lugar estratégico —, as flash tattoos são a mania do momento e prometem vingar como a sensação do quente carnaval carioca.

— Normalmente, usamos as tatuagens removíveis em lugares onde faríamos uma permanente, como braços e cóccix. Nos outros pontos do corpo, vale pensar em desenhos com formato de joia mesmo. Essa também é uma maneira de valorizar a própria silhueta — ensina a consultora de moda Andreia Mirón.

Adepta da mania, a empresária Sophia Marins, de 30 anos, gostou tanto de usar as flash tattoos que começou a vendê-las.

— Adoro tendências! Vi as celebridades usando e fui pesquisar para saber onde comprava. Depois que testei em mim, comecei a vender também — conta a moradora do Recreio: — Parece que a pessoa está usando uma joia, mas não está. Combina muito com o clima de praia aqui do Rio.

Por serem temporárias, as flash tattoos são fáceis de aplicar. Basta colar o desenho sem o plástico na pele, umedecer por 30 segundos e remover o papel. Ela dura de 4 a 6 dias. Leitoras da Toda Extra que já entraram na moda nos contam suas impressões nas próximas páginas.

A dermatologista

Apesar de serem tatuagens temporárias, as flash tattoos também precisam ser cuidadas para que não aconteça nada de ruim com a pele quando o desenho for removido. “A reação alérgica é individual, não podemos descartar riscos no organismo. O ideal seria fazermos um teste de contato, que é a utilização desta tatuagem por 48 horas em algum lugar da pele que seja protegido do sol. Caso não haja vermelhidão, inchaço ou coceira, provavelmente a pessoa não apresenta alergia a ela”, ensina a dermatologista Gabriella Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. Como o desenho sai com produtos oleosos ou removedores, o uso do protetor solar é restrito:

“Sugiro usar em spray, que não fica concentrado, ou evitar a exposição ao sol na região. O ideal é ficar debaixo da barraca nos primeiros dois dias de uso para que a tatuagem não deixe marcas na pele quando for removida”.

Lyzia Bertholo, 27 anos, empresária, da Barra

Sempre uso as tatuagens para ir à praia. Acho que elas combinam com o bronzeado do verão, dão vida ao corpo. Além de serem práticas, elas não me causaram alergia. Achei superfácil de usar!

Nathália Gil, 27 anos, designer, de Jacarepaguá

Dizem que fazer tatuagem vicia, né? Realmente é viciante, mesmo que seja de mentirinha! A flash tattoo parece uma joia colada ao corpo. Já estou até procurando mais dela para comprar… No carnaval, estou pensando em alguma fantasia que combine com a tatuagem. Alguma coisa tribal ou cigana, quem sabe?.

Lizandra Andrade, 22 anos, estudante, de Queimados

Usei as flash tattoos pela primeira vez na festa de virada do ano, porque achei que daria um toque mais requintado ao meu look, já que vi por aí diversas vezes blogueiras famosas usando desse adereço. Depois disso não parei mais, usei em várias outras ocasiões, inclusive na praia. Eu me tornei fã e super indico esse novo ‘acessório’ para quem deseja compor um visual mais cool.

A consultora de moda

Não dá para sair colando as flash tattoos no corpo aleatoriamente. Segundo a consultora de moda Andreia Morón, há significados: “Cada lugar cria uma mensagem. No colo é feminilidade; no braço, força; no ventre, quer reforçar a necessidade de uma feminilidade relacionada à procriação; no cóccix, postura ereta diante da vida; nas pernas, mostra que você segue seus passos, é firme em suas decisões”.

No quesito estilo, a colocação das tatuagens funciona como um acessório. No entanto, devido ao tempo de permanência na pele, as roupas é que devem combinar com as tattoos e não o contrário: “Para não criar uma poluição visual, é preciso pensar no que vestir. O lema é ‘menos é mais’. Se a ‘joia’ é para ser destacada, invista em peças minimalistas, mais simples, com formas mais retas e monocromáticas. Pense sempre em não mais que três cores no look, pois o desenho colado sobre a pele é que é a tônica. Na região dos pés, outro ponto importante: tem que pensar duas vezes antes de colocar a tatuagem, para não haver problemas quanto ao uso do sapato. A peça do vestuário tem que conversar com a sua joia, colocada num lugar daquela região, só que mais exposto”.

Camila Chagas, 25 anos, psicopedagoga, de Realengo

Comecei a usar as flash tattoos em dezembro do ano passado e, quando postei fotos com elas na internet, pouquíssimas pessoas conheciam. Elas me permitem uma mudança rápida, criativa e, principalmente, indolor no visual, já que tenho um pouco de medo de tatuagem de verdade.

Fabiana Affonso, 29 anos, administradora, da Tijuca

Comprei as minhas duas primeiras cartelas de flash tattos no fim do ano passado e comecei a aplicá-las para tirar foto para o meu blog, dando um charme a mais. Depois disso, comecei a usar em locais onde quero um dia fazer uma tattoo de verdade e assim saber se me acostumo com algo definitivo ali na pele. Não curto usar um monte delas juntas, gosto mesmo é de brincar com a delicadeza do prata e do dourado. Se coloco alguma que tem traço preto é porque ali existe uma chance de ter uma tattoo real no futuro.

Veja a matéria >>>