O eflúvio telógeno (ET) é uma condição caracterizada pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Diversos são os fatores que podem desencadear esse quadro, como: febre, cirurgias, pós-parto, perda de peso, dietas restritivas, infecções e uso de determinados medicamentos.
Nas últimas semanas, tem-se discutido bastante outro possível gatilho para a queda de cabelos: o estresse emocional. Muitos pacientes têm constatado aumento de queda e associado ao momento de grande tensão que vivemos com a atual pandemia de COVID-19.
Episódios de estresse relevante, eventualmente, podem desempenhar papel na patogênese do ET, seja como causa ou como fator de agravamento do quadro. Porém observa-se, de modo geral, um intervalo de três meses entre o evento estressante e o início do eflúvio. É comum que os pacientes, ao buscar atendimento, não associem a queda a eventos passados, cabendo ao dermatologista questionar sobre fatores que possam justificar o quadro, dentre eles, episódios de estresse importante.
Deve-se salientar que a queda secundária ao estresse emocional é um diagnóstico de exclusão, sendo fundamental uma investigação completa do paciente através da anamnese, exame clínico e, possivelmente, de exames laboratoriais, analisados caso a caso.
Apesar de tratar-se de uma condição benigna, a queda de cabelos causa prejuízo psicossocial ao paciente, podendo ter impacto na sua qualidade de vida. Por isso, deve ser valorizada, uma vez que pode perpetuar o ciclo de sofrimento emocional do paciente.
É importante o reconhecimento do estresse como fator causal de ET visto que, nesses casos, o melhor gerenciamento do estresse será importante para o sucesso terapêutico.
Portanto, diante de um quadro de eflúvio, o paciente deverá ser avaliado por seu dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a fim de elucidar o possível fator causal da queda e definir o tratamento mais adequado para cada contexto.
Dra. Flavia Xavier de Brito, pelo Departamento de Cabelos da SBDRJ.
Coordenadores do Departamento: Dr. Daniel Fernandes e Dr. Rodrigo Pirmez