Setembro é o mês de conscientização sobre a alopecia areata, uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Para lembrar a data, a SBDRJ lançou um vídeo com depoimento de médicos dermatologistas e pacientes.
“Alopecia é nome técnico para definir queda de cabelo. Existem vários tipos de alopecia, uma delas é a alopecia areata”, destaca Dra. Violeta Tortelly. A paciente Fernanda Vieira explica que a alopecia areata é comum.
“Pode causar a queda total do cabelo ou da barba, sobrancelhas e outras partes do corpo, pessoas de todas as idades, homens ou mulheres.”
Dr. Rodrigo Pirmez destaca que a doença “é considerada auto-imune. O próprio sistema imunológico do indivíduo ataca os folículos capilares, gerando a queda de cabelo em pessoas geneticamente dispostas.”
E Dr. Daniel Fernandes ressalta que a alopecia “pode estabilizar ou evoluir para a perda completa de todo o couro cabeludo.”
O mais importante: o médico dermatologista é o especialista indicado para o tratamento da alopecia areata.
A campanha foi coordenada pelos Drs. Rodrigo Pirmez e Daniel Fernandes, coordenadores do Departamento de Cabelos da SBDRJ e o texto assinado pela Dra. Corina Salas.
Clique aqui e assista ao vídeo.