Nesta quarta-feira (12), tivemos a felicidade de honrar o passado, mirando o futuro. E sempre com objetivo de construirmos um presente melhor, realizamos uma viagem virtual no tempo. E foi um sucesso nossa ‘Sessão Clínica 2.0 – Uma Reunião Mensal Revival’, que teve a participação de 412 associados de todo o Brasil, acompanhando o evento por meio da plataforma Zoom.
“Na Sessão Clínica 2.0 – Reunião Mensal Revival, a gente quis fazer um link de todos os aspectos históricos da nossa Reunião Mensal, que ocorre há mais de 100 anos. Por isso, convidamos, além dos serviços credenciados do Rio, dermatologistas de serviços credenciados de todo o país, dando um cunho nacional a essas reuniões, como foi nos seus primórdios. Aproveitamos o encontro para lançamento do nosso novo portal, onde todo o conteúdo digital produzido pela SBDRJ estará disponível, mostrando o esforço que temos feito no presente para ter um futuro cada vez mais inovador, de mais interconexão, disseminação do conhecimento e investimento na educação médica continuada”, contou Dr. Thiago Jeunon, presidente da SBDRJ.
As Dras. Caroline Brandão e Juliana Marques coordenaram o evento.
“A SBDRJ preparou com muito carinho esse evento, para que fosse uma memória das antigas reuniões, para honrar o passado, uma viagem no tempo de nossos associados do Brasil inteiro. Ou seja, lembrando o passado, mas também brindando o futuro para poder honrar toda a história da dermatologia”, ressalta a Dra. Caroline Brandão.
“É preciso se modernizar, mas sem esquecer as tradições. A ideia deste evento foi celebrar essas mudanças, agregando conhecimento, como a SBDRJ tanto gosta e cultiva ao longo desses anos”, destaca a Dra. Juliana Marques.
10 estudos de casos de todo o país foram apresentados, são eles:
- CASO 1 – Síndrome de Olmsted: da genética ao tratamento – IDPRDA (RIO DE JANEIRO)
- CASO 2 – Síndrome de Birt-Hogg-Dubé – UNB (DISTRITO FEDERAL)
- CASO 3 – Laser CO2 Fracionado: Relato de Complicação Infecciosa- PUCRS (RIO GRANDE DO SUL)
- CASO 4 – Lesões eritêmato-purpúricas em paciente imunossuprimido – HFL (RIO DE JANEIRO)
- CASO 5 – Acroqueratose Paraneoplásica de Basex: Relato de caso – UEPA (PARÁ)
- CASO 6 – Melanoníquia longitudinal na infância – UFMG (MINAS GERAIS)
- CASO 7 – Pioderma Gangrenoso, HIV, Herpes, COVID. O valor de uma equipe multidisciplinar – HUPE (RIO DE JANEIRO)
- CASO 8 – Linfoma de células T do adulto – CEDER – (PERNAMBUCO)
- CASO 9 – Farmacodermia-símile do granuloma elastolítico papular de células gigantes – UNIFESP (SÃO PAULO)
- CASO 10 – Esquistossomose da vulva – HUCFF ( RIO DE JANEIRO)