(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

SBDRJ prestigia lançamento do Janeiro Roxo em Magé

O presidente da SBDRJ, Dr. Antonio D’Acri, e o ex-presidente da SBDRJ Dr. Egon Daxbacher estiveram nesta terça-feira (9) em Magé, na Baixada Fluminense, onde ocorreu o lançamento no estado da campanha Janeiro Roxo. O evento foi uma iniciativa da Secretária Estadual de Saúde do Rio (SES), em parceria com a Associação das Comunidades Quilombolas e secretarias municipais de Saúde. Janeiro é marcado pela campanha anual de conscientização sobre cuidados, prevenção e tratamento da hanseníase.

O lançamento da campanha ocorreu na sede da comunidade quilombola de Bongaba, Ilé Asé Ògun Alàkòrò, um espaço de resistência em Magé, e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do MORHAN – Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase -, além de autoridades do estado – como o gerente de hanseníase da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES, Andre Luiz da Silva, – e autoridades municipais – como a gerente de doenças dermatológicas prevalentes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), Cristina Bernardes. Também estavam presentes profissionais do ambulatório Souza Araújo, da Fiocruz, dentre eles a colega Ana Carolina Galvão. 

– Foi uma oportunidade da SBDRJ marcar presença em um evento institucional que une esforços para combater a hanseníase, que sabemos que é uma doença subdiagnosticada, que atinge bastante a população menos favorecida e que ainda enfrenta o preconceito e a desinformação – destacou Dr. Antonio D’Acri.

Ao palestrar durante o evento, Dr. Egon ressaltou a necessidade da adaptação do profissional de saúde com a população local, no sentido de uma comunicação mais efetiva e direta para o diagnóstico e o tratamento da hanseníase.

– Ao longo da minha atuação junto às comunidades na busca ativa da hanseníase, entendi que precisávamos aprender como transmitir as informações sobre a doença para pessoas que não tinham conhecimento, e isso impactava diretamente no diagnóstico e no tratamento da doença. É preciso falar a mesma língua desses pacientes, para obtermos sucesso durante todo o processo até a cura e o acompanhamento posterior.

O Janeiro Roxo, Campanha Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, foi instituido pelo Ministério da Saúde por meio da Lei federal 12.135/2.009, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.

Confira as fotos: