A SBDRJ lançou nesta terça-feira, 20 de setembro, uma campanha de esclarecimento sobre a esporotricose. Foi criado um espaço exclusivo no site da entidade – um hotsite – com uma cartilha para o público em geral e orientações para médicos dermatologistas sobre o processo de notificação compulsória. A Regional também está promovendo ações junto à imprensa e um intercâmbio com a área veterinária, para troca de informações e experiências. A reunião mensal de setembro terá duas palestras sobre esporotricose, uma delas com a médica veterinária PhD Isabella Dib, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais Domésticos da Fiocruz.
O objetivo da campanha é disseminar informações sobre a esporotricose e contribuir para elevar o número de notificações, para possibilitar uma estatística de incidência mais próxima da realidade e o desenvolvimento de políticas de controle mais adequadas. A esporotricose já atingiu o nível de hiperendemia na região metropolitana e na capital do Rio. A notificação passou a ser compulsória em 2013. Especialistas acreditam que a falta de informação é um dos principais obstáculos de controle da doença.
O vice-presidente da SBDRJ, Egon Daxbacher, anunciou o lançamento da campanha e do hotsite nesta terça, em entrevista ao vivo para o site do jornal Extra. Acesse aqui e assista à entrevista.