A diretoria da SBD-RJ tem como uma de suas prioridades a luta contra a invasão do campo da dermatologia por não-médicos, que mesmo sem a capacitação adequada oferecem procedimentos estéticos, por vezes invasivos, colocando em risco a vida de pessoas. Neste sentido, acabamos de conseguir uma importante vitória: a 42ª Vara Cível da Capital concedeu liminar à Sociedade impedindo a realização do curso “Imersão gerenciamento do envelhecimento in/out”.
O evento, que seria realizado na próxima semana em um hotel em Botafogo, era oferecido por Lívia Gomes Valle Oliveira – que se autointitula “fototerapeuta esteta” e “expert em reestruturação dérmica” – e pela Doctor Laser Cursos. A Justiça aceitou o argumento da SBD-RJ de que a ministrante não é médica, não tendo, portanto, a devida habilitação e autorização legal para a execução de procedimentos estéticos invasivos, podendo colocar em risco a saúde e integridade física da população.
Proteger a população contra essa ameaça à saúde pública é uma trincheira que a SBD-RJ não abandonará. Muitas vitórias já foram alcançadas por nossa Sociedade e vamos continuar firmes na missão de combater o exercício ilegal da medicina no âmbito da dermatologia, trabalhado incessantemente junto aos órgãos responsáveis e à Justiça.
Clique no link para visualizar a íntegra da decisão da 42ª Vara Cível: https://sbdrj.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Decisão.pdf