Se você ainda não conseguiu participar do Roda-Hans, uma boa oportunidade é se inscrever como voluntário para o mês de setembro. O veículo itinerante que contempla cinco espaços para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais fez sua primeira parada no início do mês, em Irajá, na Zona Norte, seguindo depois para outros municípios fluminenses.
Confira as datas em setembro:
Itaperuna – 02/09 a 04/09
Santo Antônio de Pádua – 05/09 e 06/09
Nova Friburgo – 09/09 a 11/09
Cordeiro – 12/09 e 13/09
O Roda-Hans é um projeto do Ministério da Saúde iniciado em 2018, com apoio das coordenações estadual e municipais do Programa de Hanseníase e de instituições parceiras como a Novartis Brasil, a Dahw Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e as regionais (SBD-RJ e SBD-FL), além de especialistas em hanseníase e do Movimento de Reabilitação de pessoas atingidas pela hanseníase (MORHAN).
O objetivo do projeto é, além de identificar casos de hanseníase, capacitar profissionais da Atenção Primária (AP) para diagnosticar e tratar clinicamente a hanseníase. Essa capacitação – e interface com a AP – tem sua segunda edição em 2019, no entanto, a carreta já percorre o país durante as campanhas há 10 anos.
– Nestes nove dias de atividade da carreta no Rio, 927 pessoas foram avaliadas e nós diagnosticamos 23 novos casos de hanseníase (nove paucibacilatec e 15 multibacilares). Desse total, cinco casos foram notificados em crianças e menores de 15 anos sendo três MB – destaca a Dra. Maria Kátia Gomes, professora adjunta e chefe do Departamento de Medicina em Atenção Primária da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Faça aqui e faça sua inscrição.