(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Roda-Hans chega ao Rio de Janeiro

Começa nesta segunda-feira (5) o Roda-Hans pelo estado do Rio de Janeiro. O veículo itinerante que contempla cinco espaços para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais fará a primeira parada, de dois dias, em Irajá, na Zona Norte da Capital, seguindo depois para outros municípios fluminenses.
 
O Roda-Hans é um projeto do Ministério da Saúde iniciado em 2018, com apoio das coordenações estadual e municipais do Programa de Hanseníase e de instituições parceiras como a Novartis Brasil, a Dahw Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e as regionais (SBDRJ e SBDFL), além de especialistas em hanseníase e do Movimento de Reabilitação de pessoas atingidas pela hanseníase (MORHAN). A cada dia da ação, uma van levará os dermatologistas e residentes que se inscreveram para participar ao local onde a carreta estará estacionada. A saída será sempre às 7h, em frente à Secretaria Estadual de Saúde, na Rua México, 128, e regressando ao fim do dia.
 
O objetivo do projeto é, além de identificar casos de hanseníase, capacitar profissionais da Atenção Primária (AP) para diagnosticar e tratar clinicamente a hanseníase. Essa capacitação – e interface com a AP – terá sua segunda edição em 2019, no entanto, a carreta já percorre o país durante as campanhas há 10 anos.
 
Desta vez, o Roda-Hans fará um roteiro de oito semanas por cidades fluminenses, promovendo educação em saúde à população e capacitação aos profissionais locais. Outro objetivo é deixar um legado na rede de Atenção Primária à Saúde destes municípios, tendo como foco a descentralização e ampliação do cuidado às pessoas diagnosticadas com hanseníase. 
 
– O Roda-Hans é um projeto que mobiliza a sociedade, gestores, especialistas e os profissionais da Atenção Primária, contribuindo com a capacitação nos municípios por onde passa, que é feita em dois tempos: o primeiro, a parte teórica, realizado antes da carreta chegar ao município. O segundo é a parte prática, realizada dentro da carreta – explica a coordenadora do Departamento de Hanseníase da SBD-RJ, Dra. Maria Kátia Gomes, professora adjunta e chefe do Departamento de Medicina em Atenção Primária da Faculdade de Medicina da UFRJ.
 
Além de Irajá, nos dias 5 e 6 de agosto, o Roda-Hans estará no dia 7 em Nova Iguaçu; no dia 9, em Belford Roxo; e, no dia 10, em Magé. Na segunda semana, a carreta segue para Mesquita (12 e 13), São Gonçalo (14 e 15) e Rio Bonito (16); e, na terceira semana, em Itaboraí (19 e 20) e São Pedro D’Aldeia (21, 22 e 23).
 
Na quarta semana, o Roda-Hans estará em Campos dos Goytacazes (26, 27 e 28) e Macaé (29 e 30). Já em setembro, será a vez de Itaperuna (2, 3 e 4), Santo Antônio de Pádua (5 e 6), Nova Friburgo (9, 10 e 11), Cordeiro (12 e 13), Vassouras (16, 17 e 18), Resende (19 e 20), Volta Redonda (23 e 24) e Angra dos Reis (25, 26 e 27).