(21) 2263-4811 / (21) 2533-4576

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal de Maio

404 associados participaram da nossa RM de maio (nesta quarta, 26), mais uma vez, de forma on-line, superando os 368 inscritos e conectados na plataforma Zoom em abril. O presidente da SBDRJ, Dr. Fabiano Leal, confirmou que não será possível esse ano retomar os encontros presenciais.

– Chegamos a pensar em voltar a nos encontrarmos, mas ainda é temerário em 2021, por causa da pandemia de Covid-19. Vamos aguardar um pouco mais.

12 casos de residentes dos serviços credenciados foram apresentados e, com 31 pontos, o vencedor foi  “Lesão Verrucosa no Pênis: Relato de Caso, do HUGG, apresentado por Catarina Medeiros Brasil, Fernanda Lourenço Prestes, Gabriel Budin Affonso, Luciana Ferreira De Araújo, Ricardo Barbosa Lima e Carlos José Martins.

– Fico feliz com o resultado pois o aspecto mais importante desse caso é alertar sobre a possibilidade do xantoma verrucoso simular um carcinoma espinocelular do pênis e também da possibilidade de ocorrer sua associação com um carcinoma do pênis, pois nós encontramos um artigo relatando que um paciente com xantoma verrucoso, anos depois, desenvolveu um carcinoma na lesão – destaca o Dr. Ricardo Barbosa Lima.

E acrescenta:

– Além disso, é uma lesão muito rara, ocorrendo mais comumente na mucosa oral e com menor frequência na região genital. Eu não conhecia o xantoma verrucoso até me deparar com o resultado da biópsia. Esse caso ilustra a importância da dermatopatologia na nossa especialidade. Andamos de mãos dadas com a patologia, pois muitas vezes o aspecto clínico não permite o diagnóstico e o exame histopatológico é que identifica a doença.