Caros associados, a mais nova edição de nossa revista fala sobre estratégia, planejamento e resultados, mesmo em meio a um furação como o que assolou o mundo: a pandemia de Covid 19. Ufa, estamos passando bem por ela. Em editorial, o presidente da SBDRJ, Dr. Thiago Jeunon, ressalta que quando assumiu o cargo em janeiro de 2019 não imaginava os desafios vividos nos dias atuais.
– Nem em minhas hipóteses mais criativas podia imaginar os desafios que estamos vivendo. Prevíamos inovar em nossos cursos, promover mais interação com os jovens dermatologistas e até dar mais foco no mundo digital. A pandemia de COVID-19 nos trouxe novos desafios – e novas perspectivas –, nos obrigando a repensar nosso planejamento. Não foi, nem está sendo fácil superar os obstáculos. Mas imagina se não tivéssemos um planeja- mento, se não soubéssemos como e onde queremos chegar? Tudo seria bem mais difícil. É exatamente assim com a nossa carreira. Quando planejamos o caminho que iremos seguir e pensamos claramente em suas consequências, ficamos mais preparados para as possíveis intempéries.
E a matéria de capa do Rio Dermatológico traz uma pergunta desafiadora: Quais os caminhos seguir na hora de buscar uma especialização? Dr. Thiago dá um spoiler e adianta:
– A matéria de capa é imperdível para os que estão dando os primeiros passos na carreira. Reunimos um time de especialistas para contar um pouco sobre suas trajetórias em busca do aperfeiçoamento profissional: o que e por que decidiram fazer o que fizeram. Eu conto um pouco do que vivi quando tive a oportunidade de fazer um fellowship em Nova York com os professores Bernard Ackerman e Geoffrey Gottlieb, dois grandes dermatopatologistas. Falo também dos excelentes centros de formação que temos no Rio de Janeiro e no Brasil. Certamente conhecer essas histórias será muito útil a você, que é o futuro da nossa especialidade.
Um dos depoimentos para a matéria de capa foi da própria coordenadora do Rio Dermatológico, Dra. Regina Schechtman,
PhD em Dermatologia pela Universidade de Londres (UMDS).
– Há 30 anos eu pretendia buscar mais conhecimento na área e estudar em um país com mais recursos investidos em medicina e tecnologia, melhorar meu currículo, ampliar meus horizontes e ter uma experiência de vida morando por um tempo em um país estrangeiro mais desenvolvido – conta ela.
E foi por meio do contato com especialistas de fora do país, quando fazia especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), que Dra. Regina encontrou o que desejava.
– Assistia às palestras dos especialistas durante um congresso e, após finalizarem, me apresentava e solicitava cartões de contato. Fiz vários contatos com professores de países diferentes (naquela época eram cartas, não existia e-mail!) e fui aceita para ficar em alguns locais no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Escolhi a Universidade de Londres (St Johns Institute of Derma- tology, St Thomas and Guy’s Hospitals), onde fiz um ano de aperfeiçoamento e, depois, ganhei uma bolsa de doutorado. Fiquei lá de 1990 a 1995 e foi uma experiência incrível, que me marcou positivamente para toda vida, me trouxe muitos amigos e me abriu muitas portas.
E tem mais: como outubro é o mês do Idoso, a revista convidou a querida colega Leninha Valério para nos brindar com um artigo sobre os cuidados com a pele do pessoal da terceira idade.
E, como não poderia deixar de ser, preparamos uma matéria apresentando a nova diretoria, liderada pelos amigos Fabiano Leal, presidente, e Daniel Obadia, vice-presidente, e os delegados eleitos, que assumem em 2021.
Acesse o nosso site e vá ao conteúdo da revista. Imperdível!