(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal | Julho

EM MAIS UMA RODADA de estudo da interseção com especialidades que dialogam com a dermatologia, a Palestra Principal da RM desta quarta-feira (27), no Teatro XP, no Jockey Club, na Gávea, trouxe o tema Viroses de Interesse na Dermatologia, com as participações dos doutores Alfredo Neto, alergista, Marcos Davi, infectologista, e Omar Lupi, dermatologista da SBD. E, claro, a monkeypox ganhou destaque no debate e aprendizado.
 
No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde decretou uma emergência sanitária global por conta da varíola dos macacos. A situação começou a ser monitorada pela OMS depois de mais de 16 mil casos confirmados em 75 países, com cinco mortes. O alerta serve para aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca dos casos, pensando na contenção da circulação do vírus.
 
Até a terça-feira (26), o Brasil tinha registrado 813 casos de varíola dos macacos. O estado do Rio registrava, até a mesma data, 115 casos confirmados, com outros 26 investigados.
 
– Preparei minha aula na RM com base nessa nova realidade envolvendo a varíola dos macacos. Importante ter um panorama global e local sobre a doença, saber sobre virologia, diagnóstico, vacinação e medidas de proteção individual – adiantou o infectologista Dr. Marcos Davi.
 
PARA ELE, 
o fato de estarmos diante de uma doença nova não pode fazer com que nos esqueçamos dos diagnósticos diferenciais.
 
– É preciso diferenciar a monkeypox da varicela, temos visto muita confusão com casos de varicela, o próprio zoster, que não é tão comum, mas outras piodermites também. Ou seja, é fundamental a gente não esquecer as doenças para as quais já temos tratamento. Prestar atenção também em tranqüilizar o paciente e o cuidado com as medidas de biossegurança para nós, profissionais de saúde, usar máscara, capote, gorro, fazer a coleta e enviar para o lugar adequado