(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião mensal de setembro fala de esporotricose

Pênfigo Vegetante (HUCFF) foi o caso vencedor da reunião mensal de setembro, realizada nesta quarta-feira, 28, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O segundo colocado foi Sobreposição de lupus eritematoso e esclerodermia em cicatriz de BCG (HCE) e o terceiro, Líquen simples crônico com carcinoma espinocelular (HUGG).

A reunião teve a participação de duas convidadas que ministraram palestras sobre esporotricose. Andrea Regina, professora adjunta IV do Depto de Microbiologia e Parasitologia da UFF e doutora em genética pela UNESP, apresentou Esporotricose: uma zoonose negligenciada; e Isabella Dib, médica veterinária PhD do Instituto Evandro Chagas/Fiocruz, falou sobre Aspectos clínicos da esporotricose felina.

O intercâmbio com as especialistas faz parte da campanha de esclarecimento que a SBDRJ lançou na terça-feira, 20, sobre a doença, considerada um problema de saúde pública por causa da incidência já caracterizada como hiperendêmica na região metropolitana e na capital do Rio de Janeiro. Além de promover a aproximação com outras áreas da saúde, a SBDRJ lançou um hotsite com informações para a população e orientações para os médicos sobre a notificação compulsória da doença. As palestras foram gravadas e estão disponíveis no hotsite, no site da entidade.

O lançamento da campanha sobre esporotricose foi anunciado na própria terça-feira, 20, pelo vice-presidente da SBDRJ, Egon Daxbacher, em entrevista exclusiva e ao vivo transmitida pela página do jornal Extra no Facebook. Aproximadamente de 150 internautas participaram interagindo com perguntas durante a transmissão. O vídeo postado gerou mais de 10 mil visualizações.