(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal de setembro

Mais uma vez o quórum foi alto e cerca de 250 associados compareceram nesta quarta-feira (25) à nossa RM de setembro, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo. O destaque da Reunião foi a palestra principal sobre “Mitos e verdades sobre cirurgia dermatológica – Do básico ao avançado”, proferida pelo Dr. Luiz Roberto Terzian, mestre pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, coordenador da pós-graduação de Oncologia Cutânea do Hospital Albert Einstein, professor colaborador da Faculdade de Medicina do ABC e coordenador da cirurgia micrográfica de Mohs.

“A ideia da minha palestra foi dar pequenas dicas, abordando mitos da cirurgia dermatológica, para que os colegas possam agregar esses conhecimentos à sua prática do dia a dia. São situações vividas em consultório, como casos de lesões de couro cabeludo, como evitar sangramento no couro cabeludo; como fechar uma ferida difícil no couro cabeludo e o uso de pontos especiais nessa região; outro assunto interessante é a técnica de reconstrução, quando a cicatriz fica feia, usando a zetaplastia”, afirmou o Dr. Luiz Roberto Terzian.  

Dr. Flávio Luz parabenizou a direção da SBDRJ pelo convite ao Dr. Terzian e por abordar a cirurgia dermatológica na RM de setembro. E chamou a atenção para os dogmas que envolvem o tema:

“Dogmas fazem parte da cirurgia para o bem e para o mal. Alguns, nós temos motivos suficientes para derrubá-los, como esse que o Dr. Terzian apresentou de não deixar o cisto pilonidal cicatrizar por segunda intenção, fechando imediatamente. Eu utilizo essa técnica e concordo plenamente com essa postura, que, inclusive, deve ser também aplicada no caso da hidradenite. Esse dogma reside na incapacidade do cirurgião geral em identificar macroscopicamente as lesões e fístulas, tanto do cisto pilonidal quanto da hidradenite, optando por deixá-las cicatrizar por segunda intenção. No meu ponto de vista isso não é necessário e a reconstrução do cisto pilonidal oferece ao paciente muito mais conforto, uma recuperação mais rápida e uma cicatriz menor.”

Na avaliação do presidente da SBDRJ, Dr. Thiago Jeunon, a Reunião Mensal de setembro foi mais uma vez espetacular:

“Nossa RM é muito tradicional, uma grande escola. Os casos apresentados foram todos incríveis, com muito conhecimento e educação médica continuada aos presentes, e fomos brindados com uma palestra maravilhosa do Dr. Luiz Roberto Terzian, que veio de São Paulo e fez uma aula muito completa com muitas dicas interessantes que podem ser imediatamente aplicadas. A diretoria da Regional está muito satisfeita com o sucesso da reunião.”

Oito estudos de casos foram apresentados na RM de setembro e o vencedor, que somou 15 pontos, foi Necrose da Língua por Arterite de Células Gigantes, do HCE, apresentado por Alice Guiotti de Alencar, Cássio Battisti Serafini, Flaviana Roque Bialon Orosco, Ignacio Yañez Silva, Luiza Aguera Oliver, Marcelo Rosandiski Lyra.

Veja aqui a galeria de fotos da reunião.