(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Veja como foi nossa Reunião Mensal de junho

Mais uma vez nos reunimos de forma on-line, nesta quarta-feira (24), por meio do aplicativo Zoom® e tivemos grande engajamento; foram 588 inscritos e 399 participantes da Reunião Mensal de junho.

Sete casos clínicos foram apresentados pelos serviços credenciados e com 30% dos pontos, o vencedor foi o estudo de caso “Gangrena de Fournier em Lactante: relato de caso” – HCE – apresentado por Sara Maria Guadalupe Fonseca Murta​, Alice Guiotti de Alencar​, Alan Valladão dos Santos, Karine Weckerlim Fernandes Nonato​ e Marcelo Rosandiski Lyra.

A participação dos associados com perguntas e comentários foi expressiva novamente, principalmente durante a participação do médico dermatologista Dr. Walter Loureiro como palestrante principal. O colega abordou o tema “Minhas melhores dicas para cirurgia do aparelho ungueal”.

“Poder participar da RM da Regional Rio, um dos berços da dermatologia no Brasil, e poder colaborar foi um orgulho e uma alegria muito grande. Todos foram muito receptivos comigo, Thiago, Juliana. Gostei das inserções ao vivo por vídeo das pessoas, esse formato funcionou muito”, destacou Dr. Walter Loureiro.

Um dos comentários durante a palestra foi do Dr. Nilton Di Chiacchio, que escreveu, citando a literatura, que “é controverso nos casos de laceração a correção do leito pós-trauma”.

“A questão levantada pelo Dr. Nilton é importante. O hematoma subungueal, que é o sangue que junta embaixo da lâmina da unha, geralmente, surge de um trauma ou machucado. E, nós, dermatologistas, optamos, em geral, a – quando o hematoma é maior que a metade da unha ou quando há fratura do dedo – tirar a lâmina, avaliar se o leito da unha não está lacerado para depois suturar. E se não suturar, a chance de formar uma cicatriz é muito grande; e se deixar cicatrizar por segunda intenção, há o risco de o paciente fazer uma infecção secundária, o paciente pode ter um câncer de pele embaixo da lâmina e, se você não tira a lâmina, você não vê. Então, tenho isso por conduta, mas não é em todo hematoma subungueal”, explicou Dr. Walter Loureiro.

Outro momento de destaque da RM de junho foi durante o Simpósio Satélite ABBVIE, em que o Dr. Paulo Oldani, Chefe do Serviço de Dermatologia do HFSE, nos trouxe a reflexão sobre “Skyrizi uma nova perspectiva no tratamento da psoríase moderada a grave”. D. Paulo Oldani falou dos efeitos sociais e psicológicos da doença e correlação com outras enfermidades, como a Covid-19.

A Reunião Mensal contou ainda com elogios sobre a participação da Mestre em Ciências Farmacêuticas Cristina Wöhlke Vendruscolo, que, durante o Simpósio Satélite Eucerin, palestrou sobre “Novos estudos com thiamidol no melasma e na hiperpigmentação pós-Inflamatória”.