(21) 2263-4811 / (21) 2533-4576

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal de Dezembro

Fechamos o ano com mais uma RM de sucesso, com ótimas palestras e participação alta do nosso associado por meio da internet, em tempo de pandemia. Nossa média de público continua em torno dos 300 participantes em 2020. Parabéns a todos!

Nesta quarta-feira (9/12), foram 253 inscritos, acompanhando simultaneamente a RM, por meio da plataforma Zoom. Os oito melhores casos do ano foram reapresentados e concorreram ao Prêmio Residente Revelação – Achederma. E o estudo de caso vencedor foi SARCOIDOSE DE COURO CABELUDO: UMA ALOPECIA CICATRICIAL INCOMUM, apresentado pelo residente Gabriel Moreira Amorim, do IDPRDA.

Em geral, o campeão do ano ganha o direito de participar do Meeting, evento anual da Academia Americana de Dermatologia, que em 2021 foi cancelado, por causa da pandemia. No entanto, o prêmio só mudou de data e de endereço. O vencedor está com assento garantido no congresso europeu da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV), que será realizado no segundo semestre de 2021. Caso o congresso não se confirme, o prêmio se estende para 2022 ou para quando os eventos voltarem a ser realizados.

O segundo lugar, 8,25 pontos, foi o caso DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS DE TUMORAÇÃO NA CICATRIZ UMBILICAL, apresentado pela residente Martina Martinelli, do HFB, que ganhou um passaporte de eventos SBDRJ 2021.

E, na terceira colocação, com 8,13 pontos, ficou o estudo de caso CALCINOSE DISTRÓFICA SECUNDÁRIA A INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA: RELATO DE UM CASO EXUBERANTE, apresentado pela residente Erica Rey Goulart Curty, do HUPE, que também ganhou um passaporte de eventos SBDRJ 2021.

Houve ainda na RM a apresentação do relatório financeiro, do relatório do secretário geral (com ações, eventos, números alcançados pelas redes sociais), do relatório de gestão (2019/2020), com as contas de 2020, a palavra do presidente Thiago Jeunon, com uma mensagem de agradecimento e a posse da nova diretoria, para o período (2021/2022), que terá o Dr. Fabiano Leal como presidente da SBDRJ.

– Ainda não sabemos como será o ano de 2021, mas, por segurança – e já vendo vários eventos sendo cancelados – resolvemos manter eventos on-line, pelo menos no primeiro semestre. E deixamos alguns eventos presenciais para o segundo semestre, apostando que já teremos a vacina, e os casos estarão mais controlados. Teremos dificuldades, porém, junto com os associados, seremos mais fortes – adianta Dr. Fabiano Leal.

As palestras ficaram por conta da Dra. Ximena Wortsman, dermatologista chilena, que abordou o tema “Role and advances in dermatologic ultrasound” e da Dra. Ana Claudia Arantes, médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, que falou sobre “Tempo: você sabe perder?” 

As duas palestras foram muito elogiadas e vários associados agradeceram os conteúdos – nos comentários -, chamando-os de “presentes” da diretoria. 

Confira no site da SBDRJ o conteúdo das palestras e da RM. Acesse: https://sbdrj.org.br/