Daqui a menos de duas semanas teremos a nossa última RM de 2020, no dia 9/12, quarta-feira. O ano foi marcado por uma pandemia mundial de Covid-19, algo comparado apenas ao advento da Gripe Espanhola, que devastou o mundo no início do século XX, matando cerca de 50 milhões de pessoas.
Fomos obrigados a repensar nosso planejamento, mas superamos os obstáculos. Em fim de gestão, a diretoria da SBDRJ só tem a agradecer a oportunidade de ter se reinventado e mantido o cronograma traçado em 2020. Nossos eventos ocorreram online e foram um sucesso.
Teremos duas palestras. Uma com a Dra. Ximena Wortsman, dermatologista chilena, que vai falar sobre “Role and advances in dermatologic ultrasound” e outra com a Dra. Ana Claudia Arantes, médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, que abordará o tema “Tempo: você sabe perder?”
Haverá ainda a reapresentação dos oito melhores casos do ano, que concorrem ao Prêmio Residente Revelação. Outros destaques são a apresentação do relatório financeiro, do relatório de gestão (2019/2020) e a posse da nova diretoria, para o período (2021/2022), que terá o Dr. Fabiano Leal como presidente da SBDRJ.
– Ainda não sabemos como será o ano de 2021, mas, por segurança – e já vendo vários eventos sendo cancelados – resolvemos manter eventos online, pelo menos no primeiro semestre. Deixamos alguns eventos presenciais para o segundo semestre, apostando que já teremos a vacina, quando os casos estarão mais controlados. Teremos dificuldades, porém, junto com os associados, seremos mais fortes. – adianta Dr. Fabiano Leal.