Em tempo de isolamento social por causa da Covid-19, já estávamos com saudade dos nossos encontros mensais, uma vez que em março não foi possível realizar nossa RM. Mas usando a tecnologia a nosso favor, a Reunião Mensal de abril aconteceu pela primeira vez on-line, e nossos associados demonstraram mais uma vez grande interesse no tradicional evento de nosso calendário.
Lançamos uma e-news convidando os associados – estendendo a participação a associados SBD – a se inscreverem na RM de abril e foi um sucesso. O total de inscritos foi de 685, com pico de 430 participantes simultâneos.
O presidente da SBDRJ, Dr. Thiago Jeunon, destaca que essa primeira RM on-line foi um enorme sucesso.
– A RM ocorreu de forma muito agradável e bastante semelhante à forma presencial, com participação dos dermatologistas da plateia fazendo comentários e perguntas. E duas palestras espetaculares da Dra. Gabriella, sobre dermatoscopia dos melanomas menores que 6mm, e da Dra. Maria Katia, apresentando os resultados do Roda Hans, em que houve engajamento de forma diferenciada da SBDRJ, com suporte logístico, captação de voluntários médicos e residentes. Então, a gente ficou muito satisfeito com o resultado da primeira RM on-line.
Para a Dra. Juliana Marques, secretária de Sessões da SBDRJ, transformar a secular RM em formato digital em tão pouco tempo foi um grande desafio.
– O importante é que acho que a gente tentou ao máximo possível manter a estrutura da reunião presencial e deu certo. Foi muito legal poder contar com associados de cidades próximas, Friburgo, Petrópolis, e até associados da SBDFL, que têm dificuldade de estar conosco quarta-feira pela manhã, então foi um grande desafio, mas estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado.
ME SENTI FREQUENTANDO AS SAUDOSAS REUNIÕES DA SBDRJ
A Palestra Principal “Dermatoscopia dos melanomas menores que 6mm” foi dada pela Dra. Gabriella Campos do Carmo, Doutora em Oncologia pelo INCA, médica dermatologista do INCA e dermatologista pelo MEC e SBD.
– Foi um novo desafio, mas muito interessante. Diferente estar dando aula olhando para a tela do computador apenas e no silêncio do escritório! (risos) – ressaltou Dra. Gabriella. – Havia momentos em que parecia que eu estava falando com as paredes, sem saber se tinha alguém do outro lado ouvindo, mas logo percebi a interação dos colegas e residentes.
Para Dra. Gabriella Campos do Carmo, bateu um saudosismo:
– Gostei de participar da reunião, de ver os casos dos residentes, de rever alguns professores, mesmo on-line! Uma troca de conhecimentos bem bacana nessa quebra de paradigma que a quarentena está nos fazendo parar e refletir; temos que nos adaptar a esse novo mundo! Me senti frequentando as saudosas reuniões da SBDRJ. Muito obrigada pela oportunidade, Dra Juliana Marques e Dr. Thiago Jeunon. Grata pela confiança em meu trabalho.
Um dos dermatologistas mais assíduos nas reuniões mensais, Dr. Ricardo Barbosa Lima, aprovou o encontro on-line e o aprendizado na Palestra Principal.
– Achei sensacional o formato. E um tema super atual abordado pela Gabriella, uma profissional muito competente nessa área. E esse olhar dela sobre os melanomas pequenos, como ela chamou de melanominhas, é muito importante, porque se você pega uma lesão precoce, pequena desse jeito, você está poupando o paciente de uma cirurgia mais ampla. E a Gabriella desenvolveu uma tese de doutorado com conteúdo riquíssimo. Aprendi muito. Ela mostrou critérios pra quem não é perito nessa área para prestarmos atenção em alguns detalhes. Foi uma contribuição muito valiosa para o nosso conhecimento, Gabriella está de parabéns!
Dr. Ricardo Barbosa Lima aproveitou também para parabenizar toda a diretoria da SBDRJ.
– A diretoria, o Thiago, a turma dos bastidores, todos estão de parabéns pela reunião on-line. Foi uma iniciativa brilhante. Supriu muito bem o propósito e traz até mesmo uma reflexão sobre uma reunião on-line paralelamente à reunião presencial. Beneficiou muita gente que não pode ir, que mora longe. Foi fantástico a gente ver os casos novos, muito enriquecedor e muito bacana que a SBDRJ tenha realizado esse formato.
Seis casos foram apresentados na RM on-line de abril. Com 30% dos pontos, venceu o estudo de caso “Desafio Diagnóstico de uma lesão exuberante na boca”, do HFB, apresentado por Caroline Oliveira Monteiro Martins, Marcelo R. Lyra, Maria Inês F. Pimentel, Clarissa Vita Campos, Rilza B. de A. Coutinho e Egon Daxbacher.