(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal de Abril

AMBIENTE NOVO E QUÓRUM ALTO, COMO ANTES. O fato é que já estamos nos acostumando ao Hotel Prodigy Santos Dumont, que fica localizado no Bossa Nova Mall, bem ao lado do Aeroporto Santos Dumont, onde ocorreu a RM de abril, nesta quarta-feira (24). 351 associados se inscreveram e o salão da RM  ficou cheio mais uma vez.

– ESSE LOCAL É MELHOR QUE O TEATRO NO JOCKEY, que também era bom, mas aqui os expositores (patrocinadores) ganharam mais espaço; a área de convivência social é confortável, o custo, menor, e ainda temos uma vista linda do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara – destaca Dr. Ricardo Barbosa Lima, assíduo frequentador das reuniões mensais da SBDRJ.  

SOBRE O CONTEÚDO CIENTÍFICO, Dr. Ricardo espera que, em 2024, sejam reforçados na RM temas ligados aos novos medicamentos, como os imunobiológicos, os inibidores de JAK, além da oncologia cutânea.

PALESTRA PRINCIPAL

“TESTES ALÉRGICOS: QUANDO E QUAL?”.  Esse foi o tema da Palestra Principal, que contou com as participações da Dra. Ana Luiza Villarinho, do Dr. Kleiser Mendes e da Dra. Maria Inês Ferreira.

– ESSE TEMA É MUITO IMPORTANTE, PORQUE o dermatologista precisa saber indicar qual o melhor teste alérgico, que varia de caso a caso. Existe um teste para cada diagnóstico investigado. Portanto, o teste auxilia na busca do melhor tratamento e das orientações para o paciente – afirma Dra. Ana Luiza Villarinho.

COMO A PELE É UM ÓRGÃO EM QUE SE MANIFESTAM vários tipos de alergia, Dra. Ana Luiza destaca também a importância de se observar com atenção algumas patologias, como a dermatite de contato, a dermatite atópica e as farmacodermias. Ou seja, muitas vezes a pele é a pista para o diagnóstico do paciente. 

CASO VENCEDOR

DEZ ESTUDOS DE CASOS FORAM APRESENTADOS na RM de abril, e o vencedor foi “Prototecose cutânea” – do IDPRDA, apresentado por Katherine Carranza, Vitoria Azulay, Olga Milena, Felipe Aguinaga, Daniela Quintella e Tullia Cuzzi.

COMO A DRA. KATHERINE NÃO É ASSOCIADA SBD, pelo regulamento, o caso fica impedido de participar do Prêmio Residente Revelação e não será reapresentado em dezembro.

DIANTE DESSA IMPOSSIBILIDADE, O SEGUNDO COLOCADO, O CASO “LESÕES AREOLARES BILATERAIS”, DA UNIRIO, apresentado por Nanda Silva, Laís Miranda, Diego Rocha, Luciana Ferreira de Araújo, Ricardo Barbosa Lima e Carlos José Martins, concorrerá ao Prêmio no final do ano.

Parabéns a todos os vencedores!

RESIDENTES EM AÇÃO NA RM

A R1 LUIZA BERENBAUM ,  DO INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFº. RUBEM DAVID AZULAY, já vive a ansiedade de poder apresentar estudo de casos na RM.

– AQUI É UM ESPAÇO MUITO IMPORTANTE PORQUE A GENTE VÊ O QUE ESTÁ SENDO TRATADO e como é a abordagem nos outros serviços; essa troca de informações nos dá a possibilidade de acumular conhecimento novo sobre diferentes doenças. É uma grande aprendizagem a RM; todos os casos são importantes, difícil destacar um melhor que outro entre tantos.

SARA BERTOLO AVANCINI TAMBÉM É R1 DO INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFº. RUBEM DAVID AZULAY. Ela concorda com a colega Luiza, quando o assunto é a aprendizagem nas reuniões mensais.

– É A SEGUNDA RM QUE PARTICIPO, ESTOU ADORANDO. Gostei muito de um caso apresentado hoje pelos colegas do HUCFF, que foi “Melanoma Acral: Abordagem Conservadora”. Casos raros e diferentes que, às vezes, não vemos no nosso serviço e que aparecem na RM, são muito importantes para nossa formação.