(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal | Agosto

“CABELO, CABELEIRA, cabeluda, descabelada. Quem disse que cabelo não sente”. Assim já cantava Gal Costa há mais de 30 anos, a canção de Arnaldo Antunes e Jorge Benjor. E o tema está cada vez mais atual dentro da nossa especialidade. E, portanto, fez parte da Palestra Principal da RM de agosto, ocorrida no último dia do mês, esta quarta-feira (31), no Teatro XP, na Gávea.

– Cabelo é um tema palpitante, cada dia mais temos uma demanda maior no consultório, nas universidades; as pesquisas são crescentes sobre o assunto. Homens e mulheres vêm buscando melhora do cabelo, que tem um aspecto social e emocional envolvido; e é importante ressaltar que essa busca tem sido feita ao dermatologista e não mais ao salão de beleza. As pessoas identificam que é o dermatologista o especialista para cuidar da saúde do couro cabelo e da cosmética dos fios também – destaca o Dr. Daniel Fernandes, um dos coordenadores do Departamento de Cabelos da SBDRJ, e um dos palestrantes.

DR. JOÃO SODRÉ E DRA. MARCELA BENEZ foram os outros convidados da palestra PROCEDIMENTOS EM CABELO: PORQUE EU FAÇO, QUANDO FAÇO E COMO EU FAÇO?

– Cabelo é sempre uma queixa no consultório, e nem todo dermatologista está preparado para tratar, por isso a importância de estudar e se especializar ainda mais sobre o assunto. Outro ponto importante abordado durante a palestra é o fato de que nem todas as alopecias podem ser desenganadas. Ou seja, a cirurgia é um recurso usado para atender a esses pacientes para poder melhorar aquela área afetada pela perda de cabelo, e conseguimos trazer de volta a autoestima do paciente corrigindo essas áreas cicatriciais de alopecia – complementa Dra. Marcela Benez.

NICOLE FERNANDEZ, RESIDENTE DO INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFESSOR RUBEM DAVID AZULAY, gosta tanto da Reunião Mensal que propõe que o encontro seja quinzenal.

– Com a pandemia, tivemos uma perda presencial, porque nas reuniões temos uma troca de experiência, vemos um mesmo caso com abordagens diferentes, temos o networking, ou seja, a RM poderia ser quinzenal. E sobre a palestra de hoje sou suspeita porque estudo com a professora Marcela e posso constatar que há muita procura pela cirurgia de cabelo por pacientes que têm sequelas das áreas cicatriciais, e nem todo mundo tem condições para fazer um transplante. Ou seja, a demanda é crescente e precisamos estar preparados.

A RESIDENTE CAMILA SILVEIRA NOBRE, DA UERJ, ressalta também a apresentação de casos dentro das reuniões mensais.

– A troca de experiências com outros serviços é muito rica; é muito bom ver os professores de outros serviços mostrarem suas experiências, e, para nós, residentes, com a apresentação dos casos, além do aprendizado científico, nós acabamos aprendendo como falar em público, como se portar. Isso é bem legal.

CASO VENCEDOR

DEZ ESTUDOS DE CASOS foram apresentados e venceu o caso Lesão crônica digital: desafio diagnóstico, do HUPE, apresentado por Eduarda Santos Pinto Coelho, Felipe Tavares Rodrigues, Renata Miguel Quirino, Camila Silveira Nobre, Maria de Fátima Guimarães Scotelaro Alves e Luna Azulay-Abulafia.

Parabéns aos professores e residentes!