(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal – Abril 2023

NOSSA REUNIÃO MENSAL DE ABRIL contou, mais uma vez, com um bom quórum, nesta quarta-feira (26) no Teatro XP, no Jockey, na Gávea.339 associados compareceram e acompanharam a apresentação de 7 estudos de casos dos serviços credenciados. Continuamos comprometidos com o bom conhecimento científico e a troca de informações qualificada entre nós.

PALESTRA PRINCIPAL

DESAFIOS DO DERMATOLOGISTA: PRURIDO CRÔNICO, COMO ABORDAR? Esse foi o tema da Palestra Principal da RM, que contou com os doutores Aline Bressan e Egon Daxbacher.MAS ANTES DO TRATAMENTO, é importante focar no histórico do paciente para fechar bem o diagnóstico, destaca Dra. Aline Bressan.– O prurido crônico atinge todas as idades, da criança ao idoso, e há fatores sistêmicos, de medicamentos, doenças envolvidas, dermatológicas ou não, hematológicas, muitos cânceres desenvolvem prurido, diabetes. Ou seja, é uma queixa muito prevalente, e a investigação começa com a coleta de uma boa história do paciente, até para a gente saber se o prurido é agudo ou crônico – normalmente são seis semanas que diferem uma situação da outra. E a realização de um exame físico adequado, procurando evidências de lesões dermatológicas ou alguma outra pista de doença sistêmica. Exames laboratoriais também ajudam muito no diagnóstico, como punção de tireóide, algumas sorologias de hepatite e de HIV, mas a conversa com o doente é muito importante.

RESIDENTES NA RMGUSTAVO FILIPPO, R2 DA SANTA CASA, frequenta há dois anos a Reunião Mensal. Ele destaca a importante troca de conhecimento que acontece, engrandecendo a formação dos residentes.– É um momento muito interessante esse encontro de todos os serviços credenciados na RM. A gente começa a fazer novas amizades e a aprender casos novos. É um grande aprendizado, há casos que não encontramos com frequência no nosso dia a dia; é enriquecedora essa revisão de bibliografia e com grandes mestres da dermatologia que compartilham as próprias experiências pessoais com a gente.O COLEGA DELE GUSTAVO SALOMÃO, R2 DA POLICLÍNICA GERAL DO RIO DE JANEIRO, pretende investir na cirurgia dermatológica, mas gosta também da clínica. E um bom começo de estudo, segundo ele, é na RM, durante a apresentação de casos, muitos complexos e de difícil abordagem.– Os casos apresentados na RM são incríveis. Muitos deles não chegam no nosso consultório, temos a oportunidade de ver abordagens diferentes, opiniões diferentes, o que impactará positivamente na nossa prática clínica.

E O CASO VENCEDOR É…SETE ESTUDOS DE CASOS dos serviços credenciados foram apresentados na RM e o vencedor do mês foi o caso “Ceratose Liquenoide Crônica (Doença de Nekam): Abordagem diagnóstica e terapêutica”, do IDPRDA, apresentado por Paula Furlan, Gecilene da Silva, Leonardo Quintella, Thiago Jeunon, Thomás Jaeger, Marcus Trovó.