(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião Mensal – Julho 2023

PALESTRA PRINCIPAL

ABRIMOS O SEGUNDO SEMESTRE COM QUÓRUM ALTO NO TEATRO XP. A REUNIÃO MENSAL DE JULHO, nesta quarta-feira (26), teve auditório lotado e 344 associados inscritos.Oito estudos de casos foram apresentados e o vencedor foi “Ulceração perianal: um diagnóstico raro”, do HUCFF, apresentado por Ana Letícia Pereira Gonçalves, Nurimar Conceição Fernandes, Gabriel Castro Tavares. Parabéns aos vencedores! Vamos em frente.

ABORDAGEM DE FERIDAS DO DIA A DIA DO CONSULTÓRIO foi o tema da Palestra Principal, que contou com as participações do cirurgião vascular Dr. Bernardo Barros e das dermatologistas Dra. Leandra Metsavaht e Dra. Paula Dadalti.  

– Fiquei muito feliz com o convite e com o tamanho do evento (RM). A dermatologia tem muita correlação com a cirurgia vascular. O tema curativos e feridas é muito comum no consultório do dermatologista e do vascular e precisamos integrar cada vez mais – destacou Dr. Bernardo Barros.

E ACRESCENTOU:

–  Um dos destaques da abordagem da lesão é saber a etiologia, as causas daquela úlcera. Nas úlceras arterias, na falta de pulso, no pé frio, na dor muito grande, o dermatologista deve encaminhar imediatamente a um vascular ou a uma emergência porque pode se tratar de uma doença arterial; e também nos casos com muita secreção nos pacientes diabéticos porque o pé diabético pode evoluir rapidamente para amputação.

PARA A DRA. PAULA DADALTI, a palestra foi enriquecedora:

– O tratamento de feridas tem que ser multidisciplinar mesmo. Há o dermatologista, que é fundamental no diagnóstico diferencial dessas lesões e também do tratamento, mas o cirurgião vascular é essencial por conta das doenças arteriais que só eles podem resolver.

RESIDENTES E A RM

ANA CLARA COSTA É R3 DO HOSPITAL DA LAGOA. A seis meses de se formar, ela destaca que o período de residência foi maravilhoso, mas árduo.

– A residência requer uma dedicação muito intensa, muita abdicação das outras áreas da nossa vida, mas que a gente se propõe para que tenhamos destaque na profissão. Eu já me sinto bem preparada por conta de ter me dedicado tão arduamente nesses três anosE a RM nos apresenta uma troca de experiências muito interessante com outros serviços; aqui a gente toma ciência de casos diferentes, às vezes, raros, que podem acrescentar na nossa prática profissional.

MARIA CLARA LINHARES É R2 DO HOSPITAL DA LAGOA. Ela destaca que a Reunião Mensal possibilita que os residentes vejam abordagens diferentes até de casos parecidos, o que enriquece o aprendizado.

– Aqui a gente pode aprender com casos apresentados por outros serviços. Às vezes, é um caso muito diferente que não vimos ainda no nosso serviço, e, às vezes, é apresentado um caso raro que nós, na Lagoa, já tivemos contato, não trouxemos para a RM, mas já tínhamos uma experiência anterior, o que é legal porque agrega conhecimento. Mas o que eu mais gosto na RM é o networking. Já fiz até amigos aqui.