Na reunião mensal de junho, realizada nesta quarta-feira (29), no auditório do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, das 8h às 12h, conhecemos o caso vencedor do mês de junho: Reação Cutânea Paradoxal – HUGG, com 66 pontos; o segundo lugar ficou com Paracoccidioidomicose forma crônica – HNMD, com 53 pontos e na terceira posição ficou o caso Pseudoxantoma elástico – HFSE, que recebeu 39 pontos.
No encontro, estiveram presentes cerca de 300 participantes. Foram apresentados oito casos clínicos, quatro das 8h às 9h: Carcinoma basocelular na orelha: Reconstrução cirúrgica – HUPE; Calcifilaxia: um desafio diagnóstico – HFB; Paracoccidioidomicose forma crônica do adulto: acometimento multifocal – HNMD e Reação cutânea paradoxal ao anti-TNF – HUGG.
Das palestras principais, a participação do professor Ival Peres Rosa chamou a atenção. Ao dedicar espaço ao tema O papel da cirurgia em doenças infecciosas e Dicas de ouro para o jovem cirurgião dermatológico, o professor colaborador do Departamento de Dermatologia da UNIFESP-EPM, doutorando na UNIFESP e ex-chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, precisou avançar no tempo cedido a ele.
“A palestra do dr. Ival foi tão boa que a plateia pediu para que ele falasse além do tempo. E nós somos muito rigorosos com o tempo, mas ouvi-lo por mais tempo foi uma forma de aprendermos mais”, afirmou Flávio Luz, presidente da SBDRJ.
No espaço dedicado à Comunicação Científica, foi apresentado o tema Hidradenite supurativa – tratamento, por Solange Maciel, dermatologista titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, professora associada da UERJ e coordenadora do setor de cirurgia dermatologia da UERJ. Das 10h50 ao meio-dia, foram apresentados mais quatro casos: Pseudoxantoma elástico: o espectro de uma doença em série de três casos – HFSE; Lúpus erimatoso Blaschkolinear – HUCFF; Farmacodermia induzida por vildagliptina – IDPRDA; e Hipertricose generalizada – HFL. De 12h às 12h30, foi apresentada a palestra A dermatologia hoje e amanhã: notificação compulsória em doenças dermatológicas.