(21) 2263-4811 / (21) 2533-4576

sbdrj@sbdrj.org.br

Queda de cabelo após cirurgia bariátrica. Qual é a causa?

  • Home
  • Notícias
  • Queda de cabelo após cirurgia bariátrica. Qual é a causa?

A queda de cabelo é bem comum após uma cirurgia bariátrica. Pode gerar ansiedade e diminuir a autoestima do paciente.

O que causa esta queda? Se ela começar entre 3 e 6 meses após a cirurgia, pode ser consequência da rápida perda de peso e baixa ingestão calórica. Se começar após 6 meses, pode estar relacionada à deficiência de ferro, zinco e outros micronutrientes. A boa notícia é que, nos dois casos, não há dano ao folículo e o cabelo pode crescer novamente.

Afinal, por que o cabelo cai? Situações de estresse, cirurgia, dietas restritivas e déficits nutricionais podem interferir diretamente no ciclo capilar, gerando encurtamento da fase de crescimento dos fios. Assim, os folículos entram precocemente na fase de queda (conhecida como fase telógena), ocasionando perda excessiva dos cabelos. Esse fenômeno é conhecido como Eflúvio Telógeno.

Vários fatores de risco foram relacionados à bariátrica, incluindo desnutrição pré-operatória, diminuição da ingestão de alimentos devido ao aumento da saciedade e intolerância alimentar. Fatores predisponentes adicionais incluem suporte nutricional inadequado, suplementação insuficiente e má absorção de nutrientes.

Para prevenir uma queda excessiva dos cabelos, um suporte nutricional pré-operatório adequado é necessário, assim como o monitoramento dos micronutrientes para detectar pacientes em risco e evitar o início das deficiências. A avaliação minuciosa do couro cabeludo pelo dermatologista também deve fazer parte da rotina, no intuito de identificar alterações capilares já existentes e tratá-las devidamente.

Dra. Ingrid Tavares, pelo departamento de cabelos da SBDRJ – Gestão 2019/2020.
Departamento de Cabelos – SBDRJ – Gestão 2019/2020: Dr. Daniel Fernandes Melo e Dr. Rodrigo Pirmez.