A regional Rio da Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta seus associados sobre a importância da farmacovigilância. Uma nova ferramenta online – o portal VigiMed – foi disponibilizada pela Anvisa para que profissionais de saúde possam fazer com facilidade o relato de efeitos adversos de medicamentos em geral, tanto drogas químicas como biológicas.
Essa notificação é fundamental para formar conhecimento sobre efeitos tardios ou raros das medicações, que possam não ter sido detectados nos estudos clínicos pré comercialização da droga. Isto ocorre pois durante os períodos de teste do produto, a amostragem é feita com número restrito de pacientes. Quando a droga vai para o mercado e passa a ser usada por grande parcela da população, a probabilidade de aparecerem os efeitos raros é potencializada e isso precisa ser identificado.
A farmacovigilância é feita de três maneiras: 1) pela própria Anvisa, em busca ativa em hospitais sentinela; 2) pela indústria farmacêutica, fornecendo informações à Anvisa; 3) pelos médicos, comunicando sobre efeitos adversos observados em seus pacientes. As informações colhidas por essas três fontes são então cruzadas pela Anvisa, para o melhor controle do uso das substâncias e eventuais alertas para a classe médica e/ou população ou mesmo uma possível descontinuação do uso da substância.
– Com o VigiMed, a Anvisa disponibiliza uma ferramenta mais fácil de ser acessada. Se temos essa facilidade, é importante que todos a utilizem, porque nossa arma é a comunicação. O médico, ao notificar o efeito adverso, gera informações que levarão à conclusão sobre a segurança dos medicamentos. A Anvisa fez um site mais fácil, porque o que existia antes era complicado. E se eles facilitaram nosso lado, vamos agora, nós médicos, tentar contribuir também – destaca a Dra. Cláudia Maia, do Departamento de Ações Sociais e Relações Governamentais da SBDRJ, ressaltando a importância da farmacovigilância.
Entre as principais vantagens do novo portal VigiMed estão: não há necessidade de cadastro prévio; facilidade do processo de envio de notificações pelos usuários e o recebimento dessas informações pela Anvisa; disponibilização de funcionalidades mais modernas para avaliação das notificações pela farmacovigilância; geração facilitada de informações para tomada de decisão e para divulgação ao público externo.
Acesse o site e saiba mais!