(21) 2263-4811 / (21) 2533-4576

sbdrj@sbdrj.org.br

Pele de grávida

Durante a gravidez, é normal que a pele da mulher mude e revele algumas alterações do organismo. Algumas alterações desaparecem de forma espontânea depois do parto mas ainda assim podem causar incômodo às gestantes. Saiba quais são as principais mudanças:

Pele oleosa

O aumento do fluxo sanguíneo no corpo faz com que o rosto fique mais corado. E além desse rubor, também é possível que haja um aumento da oleosidade.

Acne

A acne pode surgir na gravidez ou ocorrer em mulheres que já tinham o problema antes mesmo de engravidar.

Mas há como controlar o problema:

– Lave bem o rosto pelo menos duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir;  

– Use sempre protetor solar apropriado para pele acneica ao sair de casa;

– Evite esfoliações, pois a pele de grávida é muito sensível;

– Existem alguns cremes que podem ser usados nesta fase da vida da mulher – Procure seu Dermatologista, que vai saber indicar o melhor tratamento.

Melasma

Os hormônios produzidos na gestação aumentam a sensibilidade da pele à luz solar, além de provocar hiperpigmentação em diversas partes do corpo.

É bastante comum na gestação o surgimento do melasma – uma hiperpigmentação que aparece com mais frequência no rosto, colo e braços como manchas castanhas. Por isso, a gestante deve dar atenção especial à aplicação diária do filtro solar, inclusive em dias nublados. É importante que o filtro tenha uma boa proteção física, além do óxido de ferro, que ajuda a filtrar as diversas formas de radiação que estimulam a pigmentação da pele.

O dermatologista pode indicar o uso contínuo de Vitamina C tópica, pois essa pode aumentar os níveis de proteção e prevenção devido ao alto poder antioxidante do nutriente, que neutraliza a ação dos radicais livres.

Estrias

Com o aumento de peso, a elasticidade da pele chega ao limite e aí as estrias podem surgir. Mesmo sendo natural ganhar peso na gestação, deve-se manter o controle. Uma alimentação equilibrada e saudável ajuda no desenvolvimento normal da gestação e evita o ganho excessivo de peso.  

Linea Nigra

É possível que apareça uma linha bem marcada e escura que se estende do umbigo até a região pubiana. Na verdade, essa linha sempre esteve ali, mas só ficou evidente depois da gravidez.

Assim que descobre que será mãe, a gestante deve procurar o médico dermatologista para adequar novos produtos às necessidades de suas mudanças hormonais que refletem na pele. Também para seguir indicações de alguns tratamentos dermatológicos permitidos durante a gravidez, como o peeling de cristal que ajuda no clareamento da área pigmentada e no brilho da cútis.

Fonte: SBDRJ