No mês passado voltamos nossa atenção para a sífilis, e unimos esforços no sentido de levar informação e atendimento à população. A SBD-RJ realizou uma série de atividades em parceria com o Setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) / Hanseníase – que constitui o Serviço de Dermatologia Sanitária do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) -, com a Secretaria Municipal do Rio, com o setor de DST da Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o Laboratório de micobácterias do Instituto Oswaldo Cruz (10C/FIOCRUZ).
No último dia 21, o presidente da SBD-RJ, Egon Daxbacher participou da abertura do seminário realizado no auditório da Santa Casa de Misericórdia, coordenado pelo Prof. Dr. José Augusto da Costa Nery – Fiocruz / SCMRJ, que ficou bastante satisfeito com a campanha deste ano.
“Em termos de doenças negligenciadas e pela importante expansão de uma doença que traz consequências graves quando não diagnosticada, foi de grande importância ressaltar o Dia Nacional da Sífilis. Sempre cumprindo o seu papel informativo, a SBD-RJ, em colaboração a outros atores, realizou um grande evento comemorativo no dia 21 de outubro. O papel da SBD é exatamente manter essa chama viva”, ressaltou Dr. Nery.
Teste rápido para sífilis, HIV e hepatite C em pacientes do setor da Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Rio de Janeiro com entrega de laudo, e encaminhamento em caso de diagnóstico; campanha de conscientização ao público sobre infecções sexualmente transmissíveis dando ênfase a sífilis: banner, panfletos informativos, entrega de camisinhas e atividades acadêmicas com palestrantes para exposição e atualização do tema, direcionadas para os profissionais da área da saúde e ligantes foram algumas das ações programadas.