A palestra contou com a participação do médico de família da Clínica da Família Victor Valla, do Dr. Jorge Esteves e com a Fisioterapeuta do Ambulatório Souza Araújo da Fiocruz, Lilian Pinheiro, no período da manhã (9h30 às 10h30), na sala de espera da unidade.
De acordo com Lílian, em função do Dia Mundial de combate a Hanseníase a palestra teve como objetivo divulgar a Hanseníase para a população. Os assuntos abordados foram as formas clínicas da Hanseníase, a forma de transmissão e contágio, sinais e sintomas da doença, o diagnóstico, tratamento e prevenção.
Durante a apresentação foram demonstradas lesões de pele características da doença, como também outros sintomas como perda de sensibilidade, formigamento, fraqueza muscular, dores em choque, fisgada e queimação nas mãos e pés.
Em alinhamento com o tema da campanha “Quanto antes você descobrir… “, houve grande estímulo na procura ao médico o quanto antes e sobre a importância do diagnóstico precoce para prevenir complicações da doença, conclui Lílian.
Os presentes receberam material educativo impresso e assistiram ao filme “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” sobre a Hanseníase.
Ao final da palestra foi aberto um espaço para perguntas, onde ocorreu uma grande participação dos usuários, os quais puderam tirar dúvidas e relatar histórias pessoais de familiares que tiveram a doença.
Crédito: Annalu Silva – Jornalista da Fundação Oswaldo Cruz