Em palestra para arquitetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), o diretor da SBDRJ, Flávio Luz, explicou as propostas da Política Sombras, uma série de sugestões da entidade médica que visa diminuir a exposição involuntária aos altos índices de raios ultra-violeta na cidade do Rio de Janeiro, podendo contribuir para a conscientização da população sobre o câncer de pele. Flavio Luz falou sobre os alarmantes índices da doença no Brasil – e no Rio de Janeiro em particular, e como países com altos índices de raios UV, como Austrália, desenvolveram projetos para diminuir os casos de câncer de pele.
Estavam presentes o presidente do CAU-RJ, Sydnei Menezes e diversos arquitetos que ao final da palestra, propuseram construir diretrizes para projetos dos arquitetos, como a inclusão de marquises, brise-soleil, galerias e outras iniciativas que podem proteger os cidadãos dos raios UV. Eles debateram ainda os melhores materiais para a construção de abrigo de ônibus e o Dr Flavio Luz explicou que árvores adequadas também são importantes para evitar a exposição involuntária ao sol.
A visita e palestra da SBDRJ ao CAU-RJ faz parte de um esforço da entidade para aglutinar forças sociais da cidade em busca de apoio e participação no projeto Política de Sombras. Dr Flavio Luz já esteve também na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Na foto de Fernando Alvim, Dr Flavio e Sydnei Menezes debatem propostas que unem arquitetos, urbanistas e dermatologistas contra o câncer de pele.